A partir da análise do desempenho acadêmico de 1000 estudantes este trabalho estuda se fatores individuais como: qualidade da escola, medida pela nota no ENEM, gênero, estado civil, idade ao concluir o ensino básico e desempenhar atividade remunerada enquanto estuda são significantes ao predizer a probabilidade de evasão ou reprovação do indivíduo que ingressou no ensino superior.
Como a qualidade do ensino básico influencia o desempenho acadêmico daqueles que acessam o ensino superior? Fatores como gênero, estado civil, idade ao concluir o ensino médio, desempenhar atividade remunerada enquanto estuda são significantes ao predizer a probabilidade de evasão ou reprovação do indivíduo que ingressou no ensino superior?
Na seção revisão bibliográfica deste trabalho são apresentadas informações sobre a qualidade do ensino básico no Brasil, histórico e atualizações sobre o ENEM, relação da qualidade da escola no aprendizado dos estudantes. Adicionalmente, o tema evasão universitária é conceituado bem como os fatores que motivam os indivíduos a desistirem do curso e por fim são apresentadas referências de outras variáveis utilizadas para prognóstico do desempenho acadêmico.
Por meio de um modelo probit buscou-se estimar se as variáveis mencionadas,
são significantes ao predizer a probabilidade de evasão ou reprovação do indivíduo que ingressou no ensino superior, tal probabilidade e com os resultados verificou-se que, conjuntamente todas as variáveis são estatisticamente significantes para explicar a probabilidade de determinado indivíduo fracassar.
Os resultados encontrados estão de acordo com a literatura disponível consultada e mostram que homens têm maior chance de fracassar do que as mulheres, que exercer atividade remunerada aumenta a chance de falhar no primeiro semestre do curso superior, que quanto menor a nota da escola no ENEM menor será a sua chance de Sucesso, adicionalmente todas estas variáveis são estatisticamente significantes isoladamente
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