RESUMO
Código: 1040
Tema: Aprendizagem nas organizações

 

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Estratégias de Aprendizagem em Função da Finalidade Para O Aprendizado: Um Estudo Com Trabalhadores da Linha de Produção de Uma Empresa do Ramo Automotivo
 

Em geral, organizações dedicam maior atenção e recursos aos mecanismos formais de aprendizagem, constituídos por cursos de qualificação, treinamentos, programas corporativos de desenvolvimento, entre outros. Entretanto, muito do que se aprende ocorre na própria execução das atividades, caracterizando o predomínio da informalidade no processo de aprendizagem.

Tanto os meios formais quanto os informais devem servir a uma necessidade que o indivíduo possua. Nesta pesquisa serão consideradas situações nas quais há a intenção de se aprender, ou seja, houve a identificação dos motivos para os quais a aprendizagem está sendo desenvolvida e caracteriza-se como intencional. Assim, esta pesquisa tem por objetivo identificar quais estratégias de aprendizagem são mais utilizadas em função das finalidades.

Camillis e Antonello (2010) apontaram os seguintes motivos para os quais os indivíduos aprendem (finalidades): para resolver um problema, para executar uma tarefa e para obter autonomia. Nesta pesquisa foi acrescentada a finalidade “para aumentar minhas chances de crescimento na empresa”. As estratégias de aprendizagem utilizadas foram: aprendizagem formal e informal, definida por seis dimensões (KOCK et al., 2010; PANTOJA, 2004; BRANDÃO et al., 2009; CONTE, 2010).

Foram adaptados quatro tipos de questionários para mensurar o uso das estratégias de aprendizagem para cada finalidade. A coleta de dados foi realizada com 463 trabalhadores da linha de produção de uma indústria automotiva. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias e, posteriormente, os escores fatoriais foram utilizados nas comparações do uso de cada estratégia de aprendizagem para cada finalidade (testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon).

Seja qual for a finalidade (Resolver problema, Executar nova tarefa, Obter autonomia ou Aumentar as chances de crescimento) a primeira estratégia que os trabalhadores usam é a ajuda interpessoal, e em segundo lugar há um empate entre a aplicação prática e a reprodução. Consulta a material escrito e aprendizagem formal são as estratégias menos usadas, de um modo geral, mas também são aquelas em que há maior variação no uso.