RESUMO
Código: 1044
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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A Relação Entre Preço e Demanda Por Jogos de Futebol no Brasil
 

Para avaliar a potencialidade econômica de um determinado setor, como o futebol, é necessário analisar o número de consumidores e a propensão que os mesmos tem a consumir do bem produzido pela indústria em questão. Deste modo fica evidenciada a relevância em fazer uma análise do comportamento do consumidor de futebol e entender os fatores que o levam a demandar este bem, para que desta forma essa indústria possa funcionar de maneira mais eficiente, na perspectiva econômica.

Dada a importância da identificação dos determinantes da demanda por futebol, bem como da análise da elasticidade preço da demanda, este trabalho tem a seguinte pergunta de partida: qual a relação entre o preço e a demanda por jogos de futebol? Como objetivo principal este trabalho visa a identificar a relação entre os fatores econômicos e a demanda por jogos de futebol no Brasil.

Nos estudos sobre a demanda por futebol, Dobson e Goddard (2001), Forrest e Simmons (2006), Buraimo e Simmons (2006) e O’Connor (2009) estimaram uma equação de demanda para o campeonato inglês. Para o campeonato brasileiro, Souza (2004), Madalozzo (2008) e Bortoluzzo, Laropoli e Machado (2011) também fizeram esta estimação. Já na Espanha, tem-se o estudo de García e Rodríguez (2001).

A pesquisa é de natureza explicativa e descritiva. Além disso, trata-se de um estudo quantitativo, haja vista que os dados utilizados receberam tratamento estatístico (RICHARDSON, 2007) que possibilitaram verificar os determinantes que afetam a demanda por jogos do campeonato brasileiro da série A. Como afirma Souza (2004), pesquisas envolvendo a demanda por jogos de futebol seguem um padrão, em que um modelo econométrico é formulado para tentar explicar a demanda de acordo uma série de fatores

As variáveis utilizadas no grupo de fatores econômicos, preço e seu quadrado, bem como renda, mostraram-se estatisticamente significantes ao nível de 5%. No caso do preço e seu quadrado, as elasticidades obtidas foram de -1,28 e 0,18, respectivamente. Esse resultado mostra que a demanda por futebol no Brasil diminui, com um aumento no preço, mas apenas até certo ponto, quando passar a crescer com uma elevação no preço. Este fenômenos pode ser explicado pela violência nos estádios brasileiros.