RESUMO
Código: 1059
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

Abrir
Arquivo

 
Porte Municipal e Capital Humano Nas Administrações Municipais Paranaenses
 

O Brasil é composto por municípios pequenos e quanto menores, a escolaridade e outros recursos também tendem a ser menores (RAUPP; PINHO, 2012). Para promover o desenvolvimento econômico municipal são necessários mecanismos que favoreçam maiores investimentos em educação e a valorização do capital humano. Neste sentido, este estudo busca contribuir com a evidenciação da distribuição de Capital Humano no Estado do Paraná associada ao porte municipal, preocupada com os dispêndios municipais.

Este artigo busca examinar se, no Paraná, o porte dos municípios está relacionado com o Capital Humano na Administração Municipal. As investigações objetivam identificar se por meio do nível de instrução dos servidores públicos dos Municípios do Estado do Paraná é possível afirmar que existe relação com o porte municipal. Buscando especificamente verificar se municípios maiores possuem maior Capital Humano.

Este estudo compreende uma breve revisão sobre Administração Pública no Brasil, Nova Administração Pública, Capital Humano e Capital Humano no Setor Público. Explora-se sobre a gestão pública e dispêndios sobre capital humano, já que os gastos com pessoal são significativos e a oferta adequada de bens e serviços públicos de qualidade imprescindíveis (CLEMENTE; DIAS, 2013), além disso os "recursos públicos compõem-se do tripé recursos humanos" (SLOMSKI, 2005, p.18).

Trata-se de um estudo descritivo e exploratório que conta com o auxílio da Anacor e Regressão para investigar os 399 municípios paranaenses no período de 2012, com uma amostra final de 292.033 servidores. Os dados foram obtidos junto ao Tribunal de Contas do Paraná e IPARDES. Padronizou-se 276 cargos diferentes, classificados em 3 níveis de escolaridade. Estes, foram multiplicados proporcionalmente aos anos de estudo pelo número de servidores municipais para compor o nível de capital humano.

Dos 292.033 servidores, 54% estão localizados em pequenos municípios e nestes há um predomínio do nível fundamental, cerca de 50%.Em grandes municípios predomina o nível superior em 46%.O nível de escolaridade relacionado ao porte municipal indica que 37% dos servidores possuem nível superior, porém existe grande concentração do fundamental no Paraná, 40%.Em análise espacial, o nível Fundamental está mais associado à região Noroeste do Estado e o nível superior a região de Curitiba.