RESUMO
Código: 1063
Tema: Finanças comportamentais e pessoais

 

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Assimetria Informacional e O Preço das Ações: Análise da Utilização das Redes Sociais Nos Mercados de Capitais Brasileiro e Norte Americano
 

A crescente utilização da internet ao redor do mundo torna esta uma importante ferramenta a ser utilizada pelas companhias para a divulgação de informações. Segundo Bonsón and Flores (2011), na comunicação corporativa, a principal aplicação das tecnologias Web 2.0 e da mídia social é o diálogo corporativo. Este diálogo significa que as empresas podem tirar proveito da evolução da web, possibilitando o fornecimento de informações mais detalhadas e mais úteis para os usuários.

O objetivo geral foi verificar a relação da utilização das redes sociais com o grau de assimetria informacional e o valor das ações das empresas listadas na BM&FBovespa e as 100 empresas com maior valor de mercado listadas na NYSE e NASDAQ no ano de 2012. Os Estados Unidos da América foram escolhidos como benchmark por serem o país com a maior capitalização de empresas no mercado de capitais, possibilitando a comparação do Brasil com o país mais desenvolvido com relação ao mercado em análise.

Hutter, Hautz, Dennhardt and Fuller (2013) trazem que a revolução da mídia social tem alterado o cenário da comunicação e tem impactado significativamente a comunicação de marketing, onde verifica-se que pode impactar no nível de assimetria informacional. Leland and Pyle (1977) afirmam que grandes mercados são caracterizados por diferenças de informação entre compradores e vendedores. Desta forma, Abad y Rubia (2005) destacam que este fenômeno tem profunda implicação para a liquidez dos ativos.

As informações necessárias para a realização da pesquisa foram coletadas (manualmente) em suas redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube e no banco de dados da Economatica®, compreendendo o ano de 2012. Para verificar a influência das redes sociais no nível de assimetria informacional utilizou-se como proxy para esta a volatilidade das ações. Posteriormente, analisou-se a influência das redes sociais na valoração das ações das companhias, foi utilizada uma adaptação do modelo de Ohlson (1995).

Verificou-se que no mercado brasileiro apenas o “Facebook não oficial” afeta negativamente a assimetria informacional, enquanto que no mercado norte-americano as redes sociais Facebook, Twitter e Youtube apresentaram significância estatística, reduzindo a assimetria informacional. Em relação a precificação das ações, verifica-se que apenas o Facebook não oficial afeta o preço das ações das empresas brasileiras. Enquanto que as empresas americanas não apresentam impacto no preço de suas ações.