RESUMO
Código: 1064
Tema: Marketing de serviços, Varejo e B2B

 

Abrir
Arquivo

 
Refinando Os Conceitos de Cocriação e Coprodução: Resultados de Uma Análise Crítica da Literatura
 

Este trabalho apresenta uma análise da produção científica sobre as temáticas da coprodução e cocriação de valor. Nessa linha, um aspecto central é maneira recursiva em que a cocriação de valor e a coprodução, dois conceitos centrais da lógica dominante de serviço - LDS (Vargo, 2008), são abordados de forma imprecisa (Grönroos, 2011).Em vista do apresentado, faz-se necessário distinguir e relacionar esses termos para que o campo de conhecimento avance.

O estudo tem como objetivo sintetizar e analisar o conhecimento sobre a cocriação de valor em sua relação com a coprodução, a fim de compreender o status quo da teoria. Para isso apresenta a seguinte questão de pesquisa: Como se encontra estruturada na literatura a relação entre os termos coprodução e cocriação com fins na cocriação de valor? Pretende-se identificar as determinantes (categorias conceituais) significativas para a delimitação teórica dos termos e fazer a integração entre eles.

A busca pela integração e sistematização dos conceitos levou a identificação de quatro construtos centrais na literatura de coprodução e cocriação com fins na cocriação de valor: valor ao cliente; cocriação de valor; e participação do cliente e integração de recursos (coprodução e cocriação). Também foi possível identificar os fatores que levam e entravam a coprodução e a cocriação de valor. Nesta análise são observadas as divergências e convergências nas pesquisas avaliadas.

A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura. Seguiram-se as etapas propostas por Petticrew e Roberts (2006). Para a coleta de dados foram acessadas as bases de dados EBSCO e ProQuest com a finalidade de levantar artigos para responder a questão de pesquisa. A triagem final resultou na seleção de 43 artigos. Por fim, os dados foram cruzados para obter um melhor entendimento dos artigos avaliados. A seguir procedeu-se com as análises dos resultados.

Com base na revisão dos artigos e de reflexões dos resultados apresentados, um modelo teórico foi desenvolvido. O modelo teórico conceitual resultante desta análise apresenta-se integrado aos atores (stakeholders) e aos resultados (o valor cocriado) (Poulsson & Kale, 2004). Neste modelo, faz-se a distinção entre os termos coprodução, cocriação e cocriação de valor e apresentam-se o conjunto de categorias que se destacaram nas abordagens utilizadas pelos estudos avaliados.