RESUMO
Código: 1068
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Os Sentidos do Trabalho Para Engenheiros de Diferentes Gerações
 

A centralidade do trabalho é apontada por vários autores. Para diferentes pessoas, o trabalho pode assumir sentidos distintos. Em paralelo a isso, as empresas lidam com grupos cada vez mais heterogêneos, formados por características diversas, dentre as quais a geração. A literatura aponta várias diferenças de atitudes perante a vida e o trabalho entre esses grupos e, nesse contexto, as organizações devem ser capazes de administrar essa diversidade e o modo de trabalho de cada um deles.

O artigo relaciona esses grandes temas – sentidos do trabalho e gerações – à categoria profissional dos engenheiros. Dados apontam o mercado da Engenharia aquecido e carente de mão de obra, o que torna a permanência no emprego atrativa para profissionais em fase de aposentadoria e favorece o convívio entre as diferentes gerações. Levando tudo isso em conta, o estudo assume como objetivo identificar qual o sentido atribuído ao trabalho por engenheiros das gerações BB, X e Y.

O trabalho pode assumir diferentes sentidos para os indivíduos e pode variar conforme alguns fatores, dentre eles a geração – grupo de nascidos na mesma época que, partilhando das mesmas experiências históricas, mantém uma consciência compartilhada. Há divergências entre o perfil de cada geração e elas podem se refletir no trabalho, aumentando a relevância de investigações capazes de identificar o que dota um trabalho de sentido, para cada geração.

Neste estudo exploratório, realizaram-se 15 entrevistas (5 com Baby Boomers, 5 com membros da geração X e 5 da Y) – uma amostra não probabilística, formada por acessibilidade. O roteiro da entrevista partiu do elaborado por Morin (2001), permitindo que os profissionais entrevistados discorressem sobre o trabalho e sua centralidade, a organização do trabalho e o significado do trabalho para o engenheiro. Os dados foram, então, submetidos à análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas TI.

Para os entrevistados BB, X e Y, o trabalho se relaciona a atividades que têm objetivos claros, acrescentam valor, envolvem reconhecimento.O sentido do trabalho está relacionado à natureza das atividades, como ter conhecimento para desempenhá-las, ter metas, objetivos claros e ser capaz de gerar resultados concretos.Os aspectos mencionados se referem às categorias Valorização e Rotina, reforçando a inexistência de divergências acerca dos sentidos do trabalho, em relação às gerações pesquisadas.