RESUMO
Código: 107
Tema: Governança Corporativa

 

Abrir
Arquivo

 
Stakeholders e Sua Influência Na Governança Corporativa: Um Estudo de Caso Múltiplo em Organizações Esportivas
 

Observa-se a relevância e as implicações dos Stakeholders na análise da Governança Corporativa (GC) (HEATH; NORMAN, 2004), ou seja, fomentando os conceitos da GC a partir da Teoria dos Stakeholders, influenciando na gestão da organização. Entretanto, boa parte dos estudos, mensura a estrutura de GC e seu desempenho em empresas multinacionais, em contrapartida estudos voltados para organizações esportivas são reduzidos, sendo uma lacuna a questão da GC nestas organizações (FERKINS;SHILBURY,2012)

E um dos alargamentos teóricos que ajudam a preencher a lacuna da governança corporativa nessas organizações é a própria Teoria dos Stakeholders (FREEMAN, 1984; AWOTUNDUN et al, 2011), pois, evidenciam a importância que os stakeholders têm para as organizações, entre elas, as do setor do esporte. Diante do exposto, evidencia-se a seguir a questão de pesquisa que norteou este estudo: Como ocorre a Influência dos Stakeholders na Governança Corporativa das Organizações Esportivas?

Existe implicações da Teoria dos Stakeholders nos mecanismos de GC (HEATH; NORMAN, 2004), ou seja, na otimização dos conceitos da governança corporativa a partir desta Teoria dos Stakeholders. Esboça-se então, que a Governança Corporativa é fundamental para o desenvolvimento das organizações. Neste âmbito, evidencia-se a governança nas organizações esportivas, que, por ser um tema ainda pouco explorado, isto é, embrionário, se torna crescente na literatura acadêmica internacional (FERKINS, 2007)

A presente pesquisa busca responder à seguinte questão de pesquisa: Como ocorre a Influência da Teoria dos Stakeholders na Governança Corporativa em Organizações Esportivas? O método de pesquisa utilizado neste estudo foi predominantemente qualitativo. Realça-se que foi utilizado o método de estudo de caso múltiplo (YIN, 2005). Foram usados entrevistas semi estruturadas. Utilizou-se também a análise inter caso e intra casos sugeridas por (MILES; HUBERMAN, 1994).

No que se refere a influência dos stakeholders na governança corporativa das organizações esportivas, ressalta-se que existe este impacto, porém, somente os stakeholders internos têm este poder. Neste contexto realça-se que os stakeholders internos têm relação direta na gestão da entidade. Quando é realçada a gestão, remete as boas práticas de governança corporativa, pois é um componente essencial para a gestão eficaz de uma organização esportiva (YEH; TAYLOR, 2008).