RESUMO
Código: 1070
Tema: Pequenas e Médias Empresas

 

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Identificação da Viabilidade da Formação de Uma Rede de Compras Para Pequenos Supermercados da Paraíba
 

O modelo de organizações baseada na funcionalidade, no caráter burocrático e na organização racional do trabalho estabelecem barreiras à mudança e a inovação no âmbito, não atendendo mais as necessidades demandadas pelo ambiente e pela nova gestão de negócios, na qual as estruturas organizacionais estão cada vez mais flexíveis e integradas.

o presente estudo tem como objetivo identificar a viabilidade de constituição de uma rede associativa de compras como estratégia competitiva para micro empresas do segmento de supermercados paraibanos, a partir do modelo de Reis (2009).

Para tanto, foi utilizado o modelo proposto por Reis (2009) de análise das dimensões essenciais para criação de uma rede de compras, aplicados com treze micro empresas de base familiar do segmento de supermercados localizados na região de Campina Grande, Paraíba.

Em termos metodológicos a pesquisa é caracterizada como quantitativa, descritiva, conduzida sob a forma de múltiplos casos

Os resultados alcançados demonstraram que as empresas estudadas possuem a viabilidade de formarem uma rede de compras.