RESUMO
Código: 1076
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
Análise do Nível de Conhecimento e Aplicação do Princípio da Entidade Por Empreendedores do Setor Comercial de Laranja da Terra-e.s.
 

Para contabilidade auxiliar empreendedores nas necessidades informativas da situação patrimonial é necessário alinhamento de condutas com os Princípios Contábeis. O Princípio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade, e preconiza diferenciação entre os patrimônios dos proprietários e das organizações. Para Oliveira e Leite Filho, (2006); Lucena e Lucena (2010), a não aplicação do Princípio pode acarretar dificuldade financeira e até comprometer a continuidade do negócio.

Os empreendedores do município de Laranja da Terra conhecem e estabelecem a diferenciação entre o patrimônio dos sócios e o patrimônio da entidade? O objetivo principal deste trabalho é compreender se os empreendedores do município de Laranja da Terra conhecem e estabelecem a diferenciação entre o patrimônio dos sócios e o patrimônio da entidade. Além disso, traça um perfil dos empreendedores quanto a idade, escolaridade e experiência, tentando identificar possíveis relações com condutas.

Oliveira e Leite Filho(2006), abordaram fatores que determinam a não aplicação desse princípio pelos empresários do ramo de autopeças em Montes Claros/M.G. Lucena e Lucena(2010) buscaram compreender motivos influenciadores a não aplicação do Princípio pelos empresários do ramo de autopeças em Campina Grande/P.B. Ambas encontraram indícios de a não aplicação adequada do princípio da entidade acarretam mais necessidades financeiras as organizações em comparação com as que respeitam e aplicam.

Quanto ao propósito é classificada como descritiva. Utilizou como instrumento questionário, via entrevistas diretas, previamente agendadas e realizadas nos estabelecimentos comerciais dos empreendedores. O universo da pesquisa era composto por 80 (oitenta) empresas comerciais, dado levantado junto ao único escritório contábil existente no município. Para identificar a amostra optou-se pelo critério de conveniência, o questionário foi aplicado em 62,5% da população, ou seja, a 50 empreendedores.

A maioria (98%) respondeu não possuir conhecimento sobre Princípio, mesmo que ao menos tenham ouvido falar. Nas questões sobre conhecimentos práticos, abordando situações típicas de muitas empresas, demonstram possuir razoável percepção de que deve existir uma diferenciação entre patrimônio dos empreendedores e empresas. Quando questionados sobre suas práticas frente às mesmas situações práticas já abordadas, relataram que na maioria das vezes executam condutas não alinhadas com o Princípio.