RESUMO
Código: 1088
Tema: Tecnologia e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Empreendedorismo em Logistica Reversa no Setor de Biotecnologa: Orientações de Como Elaborar Um Plano de Negócios
 

O Brasil enfrenta sérios problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado e ineficiente dos resíduos sólidos de diferentes origens. O setor de biotecnologia é uma fonte geradora de resíduos sólidos, que necessitam de um manejo diferenciado durante o uso, a guarda e o descarte e considerando que poucas empresas praticam a logística reversa dos resíduos sólidos, torna-se relevante inovar neste segmento.

Neste contexto, este relato aborda a oportunidade de negócio de prestação de serviços de logística reversa para as empresas do setor de biotecnologia, uma das áreas mais aquecidas do mercado. O presente estudo justifica a importância desta inovação, e sobretudo pretende responder a seguinte pergunta: como estruturar uma prestadora de serviços de logística reversa para o segmento de biotecnologia?

O mecanismo adotado foi um modelo de plano de negócio, de maneira a apresentar de um modo geral como se deve estruturar uma empresa de prestação de serviços de logística reversa de resíduos sólidos para empresas de biotecnologia.

A análise foi feita no intuito de apresentar a oportunidade de se investir em logística reversa de resíduos sólidos para empresas de biotecnologia, objetivando a reintrodução dos materiais recicláveis na cadeia produtiva, a diminuição do volume de resíduos incinerados e auferindo ao cliente vantagem competitiva.