RESUMO
Código: 110
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
Bibliometria: Quinze Anos de Análise da Produção Acadêmica em Periódicos Brasileiros
 

Observa-se que, nos últimos anos, há uma preocupação da comunidade acadêmica em conhecer a estrutura intelectual das produções acadêmicas nacionais em várias áreas do conhecimento, e que isso vem se refletindo na produção de diversos estudos sobre diversos assuntos. Pode-se constatar e entender que a bibliometria é bem-vinda no contexto das investigações, dos mapeamentos, das explorações e análises de diversos temas acadêmicos. Porém, existe um gap de pesquisas bibliométricas sobre bibliometria.

Diante do exposto, este artigo se propõe preencher essa falta de informações sobre a produção acadêmica a respeito de bibliometria. Realça-se, assim, a questão de pesquisa que norteou este estudo: Qual o perfil e a evolução da produção acadêmica dos artigos bibliométricos, nos periódicos nacionais da área de Administração, Contabilidade e Turismo (Triênio 2010-2012), durante o período de 1999 a 2013?

A bibliometria é o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação, socialização e evidenciação da informação registrada. Pritchard (1969) usou pela primeira vez o termo bibliometria, desenvolvendo padrões e modelos matemáticos e estatísticos para mensurar os processos de informações, usando seus resultados para elaborar previsões e apoiar tomadas de decisão. Existem três nomes que embasaram as técnicas da bibliometria, são eles: Bradford, Lotka e Zipf (Macias-Chapula, 1998).

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil e o padrão de crescimento da produção acadêmica dos artigos bibliométricos, nos periódicos nacionais da área de Administração, Contabilidade e Turismo (Triênio 2010-2012), durante o período de 1999 a 2013. Para que isso ocorra, optou-se por usar as técnicas de análise bibliométrica (Ramos-Rodríguez & Ruíz-Navarro, 2004) e de rede social (Nerur, Rasheed & Natarajan, 2008). A mostra final foi composta por 366 artigos publicados no período 1999-2013.

Conclui-se, de maneira macro, o perfil e o padrão de crescimento dos estudos acadêmicos em bibliometria, para propiciar com isso uma melhor compreensão da importância deste estilo de estudo para a literatura acadêmica nacional. Esse entendimento, por sua vez, influenciará também na construção e no aperfeiçoamento da estrutura do conhecimento científico para as áreas de administração e contabilidade. Contribuiu para melhor entender como estão os padrões de produção acadêmica da bibliometria.