RESUMO
Código: 1100
Tema: Organizações do Terceiro Setor

 

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Qualidade da Informação Contábil das Entidades do Terceiro Setor Brasileiras
 

Milani Filho (2008) menciona que no Brasil existe um baixo índice de divulgação das informações financeiras das organizações do terceiro setor. Cruz (2010) salienta que no cenário nacional as pesquisas sobre a qualidade informacional contábil dessas entidades ainda é pouco explorada, uma vez que aspectos regulamentadores e de evidenciação ainda são precários.

Considerando-se a incipiência de estudos nessa área e a importância da divulgação de informações com qualidade por parte das entidades do terceiro setor, a presente pesquisa ocupa-se da seguinte problemática: Qual o nível da qualidade da informação contábil das entidades do terceiro setor brasileiras? E para responder a questão problema traçou-se como objetivo do estudo analisar a qualidade da informação contábil divulgada pelas entidades do terceiro setor brasileiras.

Cruz (2010) aponta que dentro de uma perspectiva informacional e de relevância da informação contábil, as demonstrações financeiras são as fontes de comunicação e informações úteis para a tomada de decisão dos usuários das organizações sem fins lucrativos. Desta forma, é possível apontar ainda que por meio dos relatórios financeiros que ocorre a prestação de conta dessas instituições. O FASB determina critérios qualitativos para as DC das entidades do terceiro setor, bem como, a norma contábil.

Pesquisa descritiva, documental e de abordagem quantitativa. A amostra do estudo é probabilística, de 392 entidades qualificadas como OSCIP e UPF. Para identificação do nível da qualidade da informação contábil foi estruturado um check-list, composto por 59 quesitos, a partir das normas contábeis aplicáveis à esse grupo de entidades, o que resultou em um Índice de Qualidade da Informação Contábil que foi analisado por meio de estatística descritiva.

Ao analisar o índice de qualidade da informação contábil (IQIC) apurado, identifica-se uma situação preocupante, pois o maior índice encontrado foi de 54%, o que representa uma evidenciação de pouco mais da metade dos itens que deveriam ser divulgados pelas entidades. Se comparado com estudos voltados ao segundo setor, a média dos índices de evidenciação é de 67,17% e nessa pesquisa identificou-se uma média de 32% do índice da qualidade da informação contábil das entidades do terceiro setor.