RESUMO
Código: 1103
Tema: Pequenas e Médias Empresas

 

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Ciclo de Vida Organizacional: Um Estudo de Caso em Uma Empresa Familiar
 

Os estudos de gestão familiar apesar de serem numerosos são necessários, pois as empresas familiares possuem características peculiares passíveis de serem analisadas em cada contexto na qual está inserida. Elas se institucionalizam a partir de eventos que constituem o seu Ciclo de Vida Organizacional. A sobrevivência da empresa depende da capacidade de se concentrar na solução dos problemas pertinentes ao estágio atual do CVO(ADIZES,1990), quando ela atinge a plenitude o foco é evitar o declínio

Essa pesquisa busca compreender as etapas do ciclo de vida – CVO da empresa Dudalina S/A, identificar os elementos que contribuíram para o declínio, bem como as estratégias que colaboram para o turnaround dos negócios nos diferentes estágios do ciclo de vida dessa empresa. A escolha dessa empresa se justifica por ela apresentar elementos que a caracterizam como empresa familiar e uma história de ascensão, declínio e turnaround ao longo da sua existência

Entender as empresas familiares implica em compreender o processo de desenvolvimento presente em suas fases de vida, representado através do ciclo de vida organizacional. A literatura aponta para vários modelos de CVO, dentre eles o Modelo dos Três Círculos da Empresa Familiar (GERSICK et al, 1997). Em seu desenvolvimento as empresas familiares podem ser afetadas pelo declínio, que são estágios de atrofia organizacional, vulnerabilidade, perda de legitimidade e entropia ambiental (WHETTEN, 1980)

Para atingir os objetivos foram definidas duas categorias de análise: o modelo de CVO proposto por Gersick et al. (1997) e framework de Robbins e Pearce II (1992). A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, aos membros da família que exerciam cargos de diretoria na empresa, no período em que se realizou a pesquisa ou anterior a ele, como também aqueles que têm participação acionária na mesma. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo Bardin (1979)

O Ciclo de Vida Organizacional da Dudalina é marcado incialmente por um modelo de negócio familiar que sofreu com a falta de uma gestão profissional. A empresa transitou na gestão exercida pelos filhos dos fundadores, formou um conselho e contratou uma consultoria. Ela também enfrentou um crescimento que a levou ao patamar da maior camisaria da América Latina, também vivenciou períodos de declínio impactados pela abertura econômica. No entanto ela conseguiu promover o turnaround nos negócios