RESUMO
Código: 1105
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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Análise dos Atributos Na Decisão de Compra de Produtos Têxteis: Comparativo Entre As Visões dos Consumidores e Gestores
 

O artigo abordará o setor têxtil nacional após a abertura comercial nos primeiros anos da década de 90. Nesse contexto, ao mesmo tempo em que a indústria têxtil nacional tenta se reestruturar, passa por um momento de acirramento da competitividade frente à enxurrada de produtos asiáticos comercializados a preços baixos. Diante disso, será estudada a relação entre a visão que os gestores do setor têxtil têm a respeito da relevância dos atributos do seu produto e a real visão dos consumidores.

O artigo tem como problema de pesquisa saber qual a relação entre a visão dos gestores do setor têxtil a respeito dos atributos: efeito país de origem, preço, marca, preocupação ambiental e preocupação social dos seus produtos e a real influência que esses atributos possuem na opinião dos consumidores. O objetivo geral do artigo é identificar o alinhamento entre a opinião dos gestores do setor têxtil a respeito de cada um dos cinco atributos estudados com a opinião dos consumidores.

O comportamento do consumidor é a área de conhecimento do marketing que tem como objetivo conhecer profundamente o comportamento das pessoas, suas necessidades, seus desejos e suas motivações, através do entendimento do processo de como, quando e porque elas compram. O setor têxtil é marcado por importantes transformações na gestão e na estratégia das organizações, direcionadas a uma nova organização integrada do trabalho, além da disseminação da tecnologia e da informação.

Foram aplicados questionários para a identificação da importância e utilidade de atributos. A técnica da análise conjunta foi escolhida para análise de dados pela necessidade de se dispor de uma medida quantitativa da importância relativa percebida pelo mercado consumidor de um atributo em comparação com outro. Do universo das indústrias têxteis nacionais, foram entrevistadas nove associadas ao Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará (Sinditêxtil).

Ao total foram obtidas 5532 observações. Um gráfico demonstra a importância dos efeitos dos atributos, revelando que os atributos preço, preocupação social e marca respectivamente representam os atributos que mais influenciam na decisão de compra do consumidor para o modelo hierárquico de Bayes. Na opinião dos gestores o preço é um atributo que é sempre visto pelos clientes. A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um atributo que é valorizado pelo cliente, porém não é decisivo.