RESUMO
Código: 1109
Tema: Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

 

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Cultura Inovativa e Formação de Ambiente Inovador
 

Estudos recentes defendem a tese de que a manutenção da competitividade de uma organização depende da existência de uma cultura inovativa que favoreça o desenvolvimento de um ambiente inovador. No Brasil, as pesquisas sobre esse tema ainda são incipientes e promissoras por apresentar possibilidades de discutir questões culturais relacionadas às empresas nacionais, sob muitos enfoques.

A literatura que trata da influência da cultura organizacional sobre a inovação apresenta pouco entendimento sobre quais os elementos cultura organizacional estão associadas a uma elevação da capacidade de inovar. Da mesma forma, o processo para criar e desenvolver um ambiente organizacional que contribua para geração inovações é complexo e pouco estudado. O artigo busca a analisar a influência dos elementos da cultura organizacional na formação de um ambiente propício a geração de inovações.

O sucesso de empresas que são altamente inovadoras está ancorado em uma cultura voltada para inovação, a qual disponibilizará ambiente com recursos físicos, financeiros e humanos para apoiar um clima de inovação (SCHEIN, 1984; MACHADO; VASCONCELOS, 2007). Organizações que são bem sucedidas têm capacidade de absorver a inovação em sua cultura e na gestão dos processos organizacionais (MARTINS; TERBLANCHE, 2003).

A pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, documentos e observação. Os sujeitos informantes foram os gestores. O modelo de análise contemplou três constructos: 1) Inovações implementadas pela empresa; 2) Elementos culturais voltados para a inovação e; 3) Existência de um ambiente que favorável à inovação. Os dados foram tratados com a técnica de análise de conteúdo.

Os dados sugerem que a empresa analisada tem realizado muitas inovações de produto e processo que explicam, em parte, os bons resultados organizacionais. Observa-se uma estreita relação entre alguns elementos de cultura inovativa (valores, crenças e pressupostos, cerimônias) com elementos do ambiente de inovação, sobretudo, visão e liderança para inovação, foco externo e trabalho em equipe. Os fatores estruturais constituem o principal entrave para formação de um ambiente favorável a inovação.