RESUMO
Código: 1111
Tema: Apreçamento de ativos

 

Abrir
Arquivo

 
Preço da Ação, Disclosure e Assimetria de Informação: O Caso Ogx
 

Dada a relevância da informação nos mercados de capitais, tanto sua elaboração como sua divulgação é regulada por uma diversidade de leis e instruções, com vistas a evitar seu uso indevido por aqueles que ocupam posições privilegiadas. Paralelamente, na Hipótese dos Mercados Eficientes, os preços dos ativos no mercado deveriam fornecer sinais adequados para a alocação de recursos, uma vez que os preços estariam refletindo todas as informações relevantes disponíveis.

Considerando as evidências existentes e a oportunidade de aplicação desta técnica na investigação de um caso real, surge o problema de pesquisa: qual é a relação existente entre preço da ação, disclosure e assimetria de informação na OGX Petróleo e Gás Participações? Com isso, seu objetivo é investigar o relacionamento entre o preço da ação, a divulgação de informações corporativas e a probabilidade de negociação com informação privilegiada da OGX entre os anos de 2008 e 2014.

O estudo se apoia em uma revisão de literatura acerca do disclosure no mercado de capitais, das proxies existentes para a assimetria de informação na negociação de ações das empesas e da relação do preço das ações com o disclosure e a assimetria de informação. Destacam-se a hipótese dos mercados eficientes (FAMA, 1970), a relação do disclosure com a alocação de recursos nos mercados (HEALY; PALEPU, 2001) e a precificação da assimetria de informação (ASLAN et al., 2011).

Foi realizado um estudo de caso, motivado por processos movidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra o ex-gestor da firma, onde foram analisados 1.414 dias de negociação, desde sua oferta inicial de ações até fevereiro de 2014. Para isso foram coletados os preços da ação e as informações da OGX e relacionados à probabilidade de negociação com informação privilegiada (PIN) estimada pelo modelo de Easley, Hvidkjaer e O’Hara (2002) através de análises de correlação e regressão.

Verificou-se que o disclosure apresentou relação positiva com o Preço e a Notícia Oficial, e negativa com o Comunicado ao Mercado e o Formulário ICVM 358. A PIN e o disclosure não apresentaram relação significante, mas a PIN foi precificada durante o período analisado. Já a probabilidade de “má notícia” teve efeito negativo sobre o preço. Isso indica que eventos com informação privilegiada relacionados à venda anormal foram indicativos de queda no preço, enquanto a compra anormal indicou alta.