RESUMO
Código: 1112
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

Abrir
Arquivo

 
Relação Entre Cultura e Usabilidade de Web Site
 

No processo de modernização da comunicação, a web site tem sido uma das adaptações tecnológicas online mais sofisticadas e adotadas na relação entre empresas e seus clientes dispersos no mundo. Porém, em virtude das diferenças culturas dos usuários consequentemente de modelos mentais e percepções divergentes, leva a indagações inerentes a facilidade de uso ou usabilidade das webs sites

A necessidade de pesquisar se a informação providenciada na web site da OLX Brasil apresenta uma linguagem clara, e objetiva que garante a eficácia na comunicação em países de culturas diferentes, sugere a seguinte questão de pesquisa: Existem diferenças na percepção de usabilidade de web site OLX Brasil entre os usuários da cultura moçambicana e brasileira? Assim a pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre a cultura e usabilidade de web site

Revisão Piassi et al (2012) advoga que a palavra usabilidade foi cunhada por Miller em 1971 por meio de dimensões referentes à facilidade de uso. Vários autores como ISO (9196), Nielsen (1993), apresentaram elementos que a compõem, e foram resumidos por Santos (2008) em seis (6) métricas convergentes, a saber: facilidade de aprender, facilidade de relembrar, controle de erros, eficiência, eficácia e satisfação. Estas seis foram à base teórica deste estudo.

101 usuários dos dois países mediante um cenário proposto interagiram com a web site OLX Brasil, em seguida responderam a um questionário com escala Likert de dez pontos, por meio de pesquisa online e por e-mails. Os dados foram importados para o Excel, e tratados no spss, efetou-se assim a análise fatorial, e em seguida aplicou-se o teste t para comparação de médias de percepção de usabilidade dos usuários brasileiros e moçambicanos.

Os dados mostram distribuição normal, e a média dos construtos foi em torno dos 7 pontos (concordo). Para os dois grupos, as matrizes fatoriais tiveram resultados satisfatórios, com carregamentos dos fatores entre 0,647-0,962, as variâncias explicadas acima de 60%, o teste de esfericidade de Barlet com significâncias de 0,000 em todos os fatores, e o teste de adequação de amostra (KMO) acima de 0,5. Os resultados sugerem diferenças, cujo grupo 1 ficou na escala 5-6 e 7-8 para o grupo 2.