RESUMO
Código: 1113
Tema: Desempenho Social Corporativo (CSP)

 

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Global Reporting Initiative (gri): Uma Análise da Adesão As Diretrizes Pelas Empresas Listadas no Novo Mercado Sob A Perspectiva das Teorias Institucional e da Legitimidade
 

Os motivos para adesão das empresas as diretrizes de relatórios sustentáveis são os mais variados, uma vez que não existe obrigatoriedade de divulgação dessas informações. Por isso, as empresas possuem liberdade para divulgar dados que consideram relevantes e de interesse dos usuários das informações. Nesse estudo, será considerado duas teorias que se acredita basear-se essas divulgações pelas empresas, sendo a Teoria da Legitimidade e a Teoria Institucional, com base no isomorfismo mimético.

Considerando a relevância do tema no contexto organizacional elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: as companhias listadas no Novo Mercado aderiram às diretrizes da GRI (G3 e G4) para a divulgação de informações por meio do relatório de sustentabilidade? O estudo se propõe a verificar, sob a perspectiva das teorias institucional e da legitimidade, quais companhias pertencentes ao Novo Mercado da BM&FBovespa aderiram as diretrizes adotadas pelas companhias da amostra.

Não se sabe os motivos que levam as organizações a adotarem práticas de sustentabilidade e essa incerteza pode-se estender a outros tipos de evidenciações realizadas de forma voluntária pelas companhias. Diversas teorias podem explicar esse comportamento organizacional, dentre as quais destaca-se duas como impulsionadoras das divulgações socioambientais, sendo elas a Teoria da Legitimidade e a Teoria Institucional, as quais serão tratadas no referencial.

O estudo é descritivo e documental. Primeiramente é realizada a análise qualitativa das informações descritas nos relatórios de sustentabilidade e a realização da posterior tabulação dos dados. Após a tabulação dos dados procedeu-se a análise de conteúdo para relacionar os resultados alcançados à luz das teorias da legitimidade e Teoria Institucional. Desta forma, no estudo serão classificadas as empresas quanto às diretrizes utilizadas para elaboração do relatório de sustentabilidade.

Ao fazer uma análise geral, nota-se que o segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa possui adesão parcial a GRI, ou seja, 49% das empresas estudadas já apresentaram relatório de sustentabilidade pelas diretrizes da GRI, com base no período analisado. Embora a adoção seja parcial, percebe-se que a adoção das empresas ao relatório de sustentabilidade é uma prática que está ocorrendo de forma gradual, visto que cada vez mais empresas procuram apresentar informações socioambientais para os usuários.