RESUMO
Código: 1117
Tema: Carreiras, Competências e Internacional

 

Abrir
Arquivo

 
Universidade Corporativa e A Competência Profissional em Uma Estatal Brasileira do Setor de Gás e Energia
 

O mercado de energia é estratégico e crítico, nessa perspectiva, gerir estrategicamente o capital intelectual de uma organização em mercados competitivos é determinante para o sucesso organizacional (ULRICH, 2000). A universidade corporativa surge, portanto, como forma de suprir as necessidades de desenvolvimento das competências dos indivíduos nas organizações sob uma perspectiva estratégica (MEISTER, 1999).

O estudo busca elucidar de que forma a universidade corporativa se relaciona com a competência profissional em uma estatal brasileira do setor gás e energia. Para isso a pesquisa pretende analisar a relação entre a universidade corporativa e a competência profissional na referida estatal, a partir dos seguintes aspectos: estratégia corporativa, competitividade empresarial, relações profissionais, atividades de treinamento e desenvolvimento e competências profissionais.

A universidade corporativa tem um papel estratégico para a organização mediante o aperfeiçoamento das competências profissionais dos seus colaboradores (MEISTER, 1999). Neste contexto, a universidade corporativa por meio de programas estruturados, promove o aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores, em todos os níveis da organização, visando geração de valor para a organização (DUTRA, 2004).

Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa de cunho descritivo, objetivando a compreensão dos fenômenos observados sob a perspectiva dos participantes da pesquisa. Quanto aos fins trata-se de estudo descritivo, pois caracteriza o fenômeno estudado por meio de procedimentos formais da coleta de dados. Quanto aos meios, é classificada como bibliográfica e documental. O estudo contou com a aplicação de questionário estruturado para a coleta das percepções dos colaboradores consultados

O estudo revelou que os colaboradores percebem a importância da universidade corporativa no desenvolvimento de suas competências profissionais. Os participantes percebem que os programas da universidade corporativa visam o aperfeiçoamento das competências profissionais para a melhoria do desempenho em suas funções. No entanto, existem pontos passiveis de melhorias que foram sinalizados pelos colaboradores: a acessibilidade e adequação do conteúdo programático da universidade corporativa.