RESUMO
Código: 1124
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Educação Superior e Habitus: Uma Reflexão A Partir da Percepção de Alunos em Uma Região no Estado da Bahia
 

O discurso da educação e transformação social entrou no imaginário da sociedade brasileira e provocou o aumento significativo de faculdades e cursos. Entretanto é preciso refletir sobre o real impacto dela para os estudantes a partir das suas escolhas e práticas durante o curso, buscando compreender se estas afetam seu desempenho estudantil e futuramente sua inserção no mercado de trabalho, principalmente na área para na qual eles se graduaram.

Quais os fatores que afetam as escolhas e práticas dos alunos tanto para ingressar no ensino superior quanto durante a realização do curso? Busca identificar na perspectiva do aluno do curso de administração quais os fatores que afetam suas escolhas e práticas. Também questiona o papel das instituições de ensino superior em sua capacidade de promover a transformação social, principalmente no caso de IESs que têm desempenho inferior às IES consideradas de destaque pelo mercado.

Este artigo tem como referencial teórico os conceitos de habitus, campo, capitais (econômico, cultural e social), sociologia da educação (BOURDIEU, 1983) e a teoria institucional com discussões sobre os efeitos da educação como uma instituição (MEYER, 1977). O habitus é um sistema de disposições duráveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionarem como estruturas estruturantes, isto é, como princípio que gera e estrutura as práticas e as representações (BOURDIEU, 1983, p15).

Com o objetivo de testar que variáveis dos construtos bourderianos explicam as escolhas dos alunos, utilizou uma abordagem quantitativa, com uso de análise fatorial e regressão múltipla, com 527 alunos de graduação do curso de administração, que responderam o questionário de diferencial semântico, das IESs presenciais da região em estudo. O modelo de regressão multivariada é representado por: Escolhasi = ߺ +ß1Conceitos de Bourdieu1 + ß2Teoria Institucional2 + ß3Variáveis de Controle + ei

As variáveis que explicam as escolhas dos alunos são os seus habitus; que é formado pelos conceitos de: família, IES, docentes, capital social, capital econômico e o governo. Da mesma forma, percebe-se elementos presentes na teoria institucional como influenciando as escolhas que os estudantes fazem tanto para ingressar quanto para a prática discente durante o curso.