RESUMO
Código: 1125
Tema: Comportamento organizacional

 

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Comprometimento Organizacional e Satisfação no Trabalho: Um Estudo em Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis
 

Os contadores no âmbito empresarial passaram a ser vistos como orientadores que auxiliam na tomada de decisões. Passa por suas mãos toda a documentação referente às transações da firma, sendo peça fundamental no planejamento estratégico. Portanto, analisar o comprometimento e a satisfação com o trabalho dos colaboradores dos escritórios de contabilidade adquire relevância tanto para academia quanto para os proprietários dessas empresas, que podem melhor avaliar essas relações com o desempenho.

O problema abordado busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: As dimensões do comprometimento organizacional relacionam-se com a satisfação no trabalho dos funcionários de empresas prestadoras de serviços contábeis? Para tanto, o objetivo geral foi analisar tal relação em firmas de contabilidade, sendo os específicos: avaliar o comprometimento e a satisfação; verificar se existem diferenças pelas características dos colaboradores e das organizações; e, analisar as relações.

O estudo empírico sobre o comprometimento organizacional esteve baseado no modelo de Meyer e Allen (1991), validado no Brasil por Medeiros e Enders (1998). Já para a satisfação no trabalho, que é um tema complexo e de difícil acepção, adotou-se a definição e instrumento de Siqueira (1995), que corresponde ao grau de contentamento do indivíduo com algumas dimensões específicas de seu trabalho: satisfação com salário; os colegas de trabalho; a chefia; as promoções e com o próprio trabalho.

Optou-se pela abordagem quantitativa, sendo os dados coletados com questionários de autopreenchimento respondidos pelos funcionários dos escritórios. Para comprometimento existiam 18 itens e para satisfação 25 a responder em escala Likert. Os métodos usados na comparação de médias das somatórias das pontuações foram o teste t e Anova e para avaliar as relações entre o comprometimento e a satisfação usou-se s análise fatorial exploratória, confirmatória e a modelagem de equações estruturais.

O gênero não influencia ao comprometimento ou satisfação se mensurados como somatório das pontuações totais, mas trabalhando na dimensão satisfação com o salário as mulheres estão insatisfeitas. As Anovas mostraram diferenças para o tamanho da firma e o tipo de administração. As relações entre os constructos confirmaram que o comprometimento afetivo e normativo associam-se positivamente com a satisfação no trabalho. Por sua vez, o comprometimento instrumental não mostrou relação.