RESUMO
Código: 1132
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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Distribuição de Valor Para Os Stakeholders
 

Embora a questão do valor seja apontada como um dos aspectos que a teoria dos stakeholder busca entender e resolver, esse tema ainda está numa fase inicial (Freeman et al., 2010). Harrison e Wicks (2013) utilizam o termo utilidade para refletir o valor que um stakeholder recebe. A função utilidade do stakeholder são suas preferências para combinações de resultados tangíveis e intangíveis (Harrison et al. 2010). Esta pesquisa busca investigar a relação entre distribuição de valor e performance.

A questão de pesquisa deste estudo é, portanto: Qual combinação de resultados (tangíveis e intangíveis) distribuídos pela empresa para seus stakeholders esta associada com uma maior performance social? Os objetivos específicos são: a) Identificar qual a combinação de resultados (tangíveis e intangíveis) as empresas distribuem para os seus stakeholders. b) Analisar se esta combinação varia de stakeholder para stakeholder. c) Analisar a relação desta combinação com a performance social.

A fundamentação teórica desta pesquisa aborda seis seções: (1) Teoria dos Stakeholders, (2) Conceito de stakeholder, (3) Dimensões da Teoria dos Stakeholders. (4) Críticas à Teoria dos Stakeholders, (5) Valor para os Stakeholders e (6) Performance Corporativa.

Esta pesquisa é de natureza exploratória com abordagem quantitativa. Os dados serão coletados na base de dados do ISE Bovespa. Para análise dos dados será utilizada a técnica de regressão múltipla. Operacionalmente define-se: Valor como a soma de resultados tangíveis e intangíveis que uma empresa distribui para seus stakeholders. Resultados intangíveis são os recursos que não podem ser mensurados em termos monetários. Resultados tangíveis são os recursos que são mensurados em termos monetários

Os resultados indicarão qual combinação de fatores (tangíveis e intangíveis) as empresas distribuem para os seus stakeholders e sua relação com a performance social da empresa. Espera-se que os betas das regressões possam revelar se as empresas brasileiras têm atendido seus stakeholders com mais recursos tangíveis ou intangíveis e se esta combinação varia de stakeholder para stakeholder.