RESUMO
Código: 1134
Tema: Governança e dividendos

 

Abrir
Arquivo

 
Relação Entre Os Custos de Serviços de Auditoria Externa e Os Indicadores de Estrutura de Capital
 

A prestação de serviços de auditoria pode ocorrer de modo interno ou externo nas organizações e, também, por meio de atividades consultoria e assessoria organizacional de apoio à gestão. O aumento das exigências dos usuários e a crescente complexidade dos negócios, em um mercado cada vez mais competitivo, tornaram os serviços de auditoria e de não auditoria elementos fundamentais para minimizar os riscos e as fraquezas gerenciais nas organizações.

O trabalho possui a seguinte pergunta de pesquisa: qual é a relação entre os custos de auditoria externa e os indicadores de estrutura de capital nas empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa? O objetivo geral da pesquisa é verificar a relação entre os custos dos serviços de auditoria externa e os indicadores de estrutura de capital das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa no ano de 2012.

Segundo Ito, Niyama e Mendes (2009), os serviços prestados pelas empresas de auditoria devem ter um controle efetivo dos processos de trabalho para garantir a qualidade da informação. Boynton, Johnson e Kell (2002) mencionam que os serviços de auditoria devem ser direcionados para a avaliação dos processos organizacionais e dos controles internos utilizados pela organização, uma vez que resultam nas demonstrações financeiras.

A pesquisa caracteriza-se como pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa por meio de pesquisa de documental com dados secundários. A análise dos dados ocorreu por meio das técnicas estatísticas de correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla. A amostra totalizou 200 empresas com dados coletados no ano de 2012. Os custos de auditoria foram coletados nos Formulários de Referência disponíveis sítio da BM&FBovespa e os indicadores de estrutura de capital na base de dados Economática®.

Os Custos de Auditoria Externa relacionam-se positivamente e significativamente com as variáveis Endividamento Total, Endividamento com Terceiros, Aplicações de Recursos Não Correntes, Ativo, Empresas Auditadas por BIG4 e Empresas Listadas em Segmentos de Governança da BM&FBovespa. O conjunto de indicadores de estrutura de capital explica 4% da variação nos custos de auditoria externa. Com a inclusão das variáveis de controle, o poder de explicação aumentou para 26,8%, 37,6% e 56,6%.