RESUMO
Código: 1139
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Diagnóstico da Agricultura Familiar: Identificação das Ferramentas e Informações Gerenciais Nas Propriedades dos Municípios de Salvador das Missões - Rs e Tunápolis - Sc
 

Por meio desse diagnóstico é possível inferir se a utilização das ferramentas e informações gerenciais nas propriedades estudadas influencia efetivamente no sucesso dos empreendimentos. Torna-se possível identificar a utilização das ferramentas e informações gerenciais nos diferentes municípios. O diagnóstico regionalizado permitira desenvolver politicas de formação na área de estudo.

O estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as ferramentas e informações gerenciais são utilizadas nas propriedades integrantes da agricultura familiar nos municípios de Salvador das Missões – RS e Tunápolis - SC? Assim, o estudo possui como objetivo identificar as ferramentas e informações gerenciais utilizadas nas propriedades integrantes da agricultura familiar dos municípios de Salvador das Missões - RS e Tunápolis - SC.

Schneider (2006) ressalta que a discussão sobre a agricultura familiar vem ganhando legitimidade social, política e acadêmica no Brasil, passando a ser utilizada com mais frequência nos discursos dos movimentos sociais rurais, pelos órgãos governamentais e por segmentos do pensamento acadêmico. Medir o desempenho financeiro em geral exige do administrador ferramentas gerenciais capazes de suportar o processo de gestão rural (EYERKAUFER, 2007).

Foi realizado um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizada por meio de levantamento. Foram selecionadas 177 propriedades integrantes da amostra nos dois municípios. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, aplicado aos proprietários dos empreendimentos da agricultura familiar, no período de julho a dezembro de 2013 diretamente nas propriedades.

O diagnóstico permitiu a identificação das ferramentas e informações gerenciais mais relevantes para as propriedades investigadas, demonstrando o espaço a ser explorado pelos profissionais de contabilidade frente a agricultura familiar da região. As propriedades investigadas são geridas predominantemente por homens e com baixa formação. Os resultados do estudo indicam uma deficiência no conhecimento por parte dos gestores das diversas ferramentas e suas informações.