RESUMO
Código: 1154
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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Uso da Internet Pela Terceira Idade: Impactos do Risco Percebido Nesse Comportamento de Consumo
 

Observa-se que o ambiente virtual está cada vez mais povoado por pessoas com 60 anos ou mais e com os mais diversos interesses, todavia, verifica-se que há pouco conhecimento sobre como esses consumidores formam julgamentos e tomam decisões a respeito de produtos e serviços oferecidos na Internet. Diferentes fatores podem influenciar o comportamento do consumidor em sua tomada de decisão, principalmente quando se abordam produtos e serviços tecnológicos, dente eles está o risco percebido.

A presente pesquisa teve por objetivo analisar o impacto do risco percebido no comportamento de compra online pelos consumidores da terceira idade. A partir da análise dos dados, esperou-se contribuir para uma melhor compreensão do comportamento deste perfil de consumidor na Internet, possibilitando, assim, uma melhora nas estratégias adotadas pelas empresas que atuam neste meio, bem como uma melhora no bem-estar deste público ao fazer as suas compras de maneira online.

Para Cox e Rich (1964), risco percebido refere-se à natureza e à quantidade de risco percebido por um consumidor em contemplar uma decisão particular de compra e está sempre presente. Hernandez (2004, p. 103) destaca que “quanto maior a percepção de risco associado à compra pela Internet, maior a variação ou a incerteza dos benefícios derivados desta compra, e menor a possibilidade de que os consumidores comprem pela Internet”.

Foi elaborado um modelo teórico (testado empiricamente) contendo diversas variáveis e moderadores. Após 5 pré-testes e 8 entrevistas em profundidade, um questionário foi aplicado em 430 respondentes de Porto Alegre, selecionados através da técnica de amostragem por conveniência com 60 anos ou mais que tivessem utilizado a Internet pelo menos uma vez nos últimos 3 meses. Para analisar o risco percebido, optou-se pela utilização da escala desenvolvida por Kovacs e Farias (2004).

O risco percebido é determinante no uso da Internet e, a partir dele, pode-se encontrar 2 distintos perfis de consumidores. O Grupo 2 (menos avesso ao risco) é, em média, mais escolarizado e acessa mais tempo a Internet do que o Grupo 1 (mais avesso ao risco). Os resultados podem auxiliar profissionais que desejam vender seus produtos online, pois poderão promover comunicações mais direcionadas ao perfil do público desejado, o que aumentará a probabilidade dos idosos comprarem mais online.