RESUMO
Código: 1157
Tema: Governança e dividendos

 

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Avaliação das Performances das Práticas de Governança Corporativa: Uma Análise Multiperíodo em Empresas Listadas no Brasil
 

O crescimento das empresas pode ser considerado um propulsor da separação da propriedade e gestão, tendo os cargos administrativos ocupados por administradores terceirizados e os acionistas concentrados em funções de fiscalização da gestão administrativa. Diante dessa realidade, cresce a importância de normas a serem seguidas, que possibilitem um bom funcionamento do mercado, ou seja, os princípios de governança corporativa tornam-se cruciais.

O objetivo do estudo é analisar as performances das empresas com níveis de governança corporativa superiores, inferiores e as empresas do mercado tradicional considerando períodos antes, durante e pós crise de 2008.

A instituição, pela BM&FBovespa, no final do ano 2000, do Novo Mercado (NM) e dos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa facilitou o aparecimento de estudos que propõem uma comparação entre empresas pertencentes ao mercado tradicional da BM&FBovespa e empresas que aderiram à alguma destas classificações. E para a pesquisa em questão é importante detalhar alguns destes estudos com o intuito de estabelecer comparações com os resultados desta pesquisa.

Foram formados quatro tipos de carteiras de ações sob a perspectiva de duas estratégias de ponderações diferentes, sendo comparadas por meio dos testes de Tukey e Friedman três classes de medidas de performance: retorno, risco e retorno ajustado ao risco.

São fortes os indícios de que as carteiras formadas por ações com melhores práticas de governança corporativa apresentam performance semelhantes, comparadas às carteiras de ações com práticas inferiores de governança corporativa ou pertencentes ao mercado tradicional nos três períodos analisados. Dessa forma, rejeitam-se as três hipóteses do presente trabalho, não mostrando evidências da eficácia em termos de retorno, risco e retorno ajustado ao risco das boas práticas de governança corporativa.