RESUMO
Código: 1158
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Comportamentos Ambientalmente Responsáveis e Sua Relação Com A Educação Ambiental
 

A preocupação com o esgotamento dos recursos da terra faz parte da programação da maioria dos noticiários, o que acarreta uma maior discussão sobre os problemas ambientais. Essas discussões são fortalecidas com a divulgação de pesquisas que trazem informações sobre a preocupação com a natureza. É colocado que essas preocupações são cada vez mais vinculadas ao mundo acadêmico e empresarial, deixando de ser apenas do interesse de ecologistas, ganhando espaço de discussão entre governos e sociedade

Levando em consideração os aspectos retro citados, surge, então, o seguinte questionamento: qual a relação existente entre a Educação Ambiental (EA) e os comportamentos ambientalmente responsáveis dos indivíduos de uma Instituição Pública Federal de Ensino? Neste sentido, a presente pesquisa objetiva examinar as relações existentes entre os comportamentos ambientalmente responsáveis e a percepção da Educação Ambiental de alunos e servidores de uma Instituição Pública Federal de Ensino.

Teorias que relacionam uma conexão entre construtos e comportamentos ecológicos têm sido amplamente aplicadas em pesquisas que versam sobre Educação Ambiental (EA), como o de ter indivíduos que demonstrem comportamentos em direção a estilos de vida sustentáveis. Há necessidade de se estudarem outras variáveis que podem influir, direta ou indiretamente, sobre a conduta ecológica. Para Barbieri uma política pública ambiental deve contemplar a EA como um de seus instrumentos.

Pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo. Coletaram-se dados primários por meio da aplicação de um questionário eletrônico. A abordagem da pesquisa é quantitativa. Utilizaram-se técnicas estatísticas. Dentre essas técnicas, foram aplicadas técnicas de análise multivariada. Recorreu-se ao SPSS e Amos versão 20, para a realização da estatística descritiva, análise fatorial exploratória e confirmatória, análise de correlação, testes t e árvores de regressão.

894 respondentes dos quais, 683 são alunos e 211 são servidores. 57% são do sexo masculino. Os resultados apontam para uma correlação significativa entre a percepção da Educação Ambiental e as dimensões do construto do comportamento ambientalmente responsável. Os mesmos resultados ainda mostram coerência entre as análises fatoriais, apresentando encaixe entre a literatura e o que se pretende discutir. Fatores situacionais como idade, gênero e renda têm influencia no comportamento ecológico.