RESUMO
Código: 116
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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Legitimidade: Uma Análise da Evolução do Conceito Na Teoria dos Stakeholders
 

O termo legitimidade encontra-se numa posição central em estudos organizacionais, porém suas amarras conceituais estão ainda bastante frágeis. Muitos autores empregam o termo legitimidade, mas poucos o definem. Isso faz com que a pesquisa sobre legitimidade no contexto organizacional se torne difusa e fragmenta. Na Teoria dos Stakeholders, pesquisadores têm empregado formas multifacetadas de legitimidade para construir seus modelos conceituais.

O presente trabalho busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o conceito legitimidade tem evoluído na literatura de Teoria dos Stakeholders? Para tal, foram estabelecidos os seguintes objetivos: • Levantar as definições de Legitimidade existentes na literatura de Stakeholders; • Identificar como o termo Legitimidade tem sido empregado na literatura de Stakeholder; • Descrever o papel da legitimidade na Teoria dos Stakeholders; • Analisar como o conceito tem evoluído na literatura.

Na Teoria dos Stakeholders, a definição mais aceita para " legitimidade" é a elaborada por Suchman (1995), para o qual o termo refere-se a “uma percepção ou pressuposto generalizados que as ações de uma entidade são desejáveis, apropriadas e adequadas dentro de alguns sistemas socialmente socialmente construídos de normas, valores, crenças e definições” (SUCHMAN, 1995, p. 574). Essa definição é utilizada tanto para legitimidade organizacional quanto para legitimidade do stakeholder.

O trabalho trata de uma pesquisa do tipo exploratória qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de revisão teórica e conceitual, a partir de consulta bibliográfica. Foram utilizados dados secundários, obtidos por meio de artigos de periódicos acadêmicos. As bases de dados utilizadas foram: Ebsco e ISI e Scopus. O total de artigos selecionados foi 48. A análise dos dados envolveu análise descritiva e uma análise crítica do desenvolvimento do conceito de "legitimidade".

Os resultados do presente trabalho mostraram que poucos autores formularam uma definição para o conceito de "legitimidade" e a maior parte adota a definição mais aceita. Destacam-se apenas dois trabalhos publicados que discutem a definição de legitimidade dos stakeholders, de Phillips (2003) e de Neville et al. (2011). Foi possível identificar que o conceito de legitimidade organizacional encontra-se mais estabelecido que o conceito de legitimidade dos stakeholders.