RESUMO
Código: 1161
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

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A Ufba Como Reflexo e Modelo da Nova Gestão Pública
 

Analisa-se como ao adotarem a NGP, diversos países substituem a gestão tradicional por alternativas que incorporam características gerencialistas, dentre as quais: a maior responsabilização e autonomia dos gestores; os diferentes processos de delegação e descentralização; maior ênfase nos resultados com a criação de indicadores de avaliação e controle; busca pelo equilíbrio financeiro etc. Assim analisa-se como o gerencialismo afeta o ensino superior público e a UFBA após os anos de 2000.

A pesquisa objetiva analisar como o gerencialismo afeta a gestão da UFBA, impulsionando-a a implantar esforços no sentido de operacionalizar mudanças nas práticas adotadas desde a década de 60, quanto inicia seu primeiro ciclo de profissionalização do seu processo de gestão. A partir dos pressupostos adotados no modelo de gestão pública brasileiro após 1995, buscam-se respostas à questão: Como se caracterizam as mudanças no processo gestor da UFBA nos anos 2000?

A fim de ancorar estas análises, trabalhou-se um referencial teórico que contextualiza as transformações do Estado até a Reforma de 1995 e seus desdobramentos, explorando-se ainda questões relacionadas aos modelos de gestão das IFES. Para isso, o referencial construído subdivide-se em três subseções: o contexto das mudanças vivenciadas no Brasil; as reformas do Estado e da Administração Pública brasileira; e a gestão das instituições de ensino superior no país.

A pesquisa é de natureza qualitativa por descrever e analisar as relações existentes entre o modelo de gestão pública consultaram-se documentos públicos e privados da UFBA, assim como utilizou-se a entrevista em profundidade com gestores da IFES, sendo esta forma de coleta justificada a partir da concepção da utilidade deste instrumento na obtenção de respostas profundas sobre as questões estudadas

Adota-se um modelo de gestão centrado na eficiência e transparência no uso dos recursos públicos com a responsabilização dos gestores pelas ações empreendidas. Já no modelo acadêmico, a exemplo do que ocorreu ao término das gestões anteriores, verifica-se a presença de características da Universidade Científico-Tecnológica associada à Universidade de Arte-Cultura e ao modelo emergente da Universidade Corporativa, com a adoção de parâmetros gerencialistas em seu processo gestor.