RESUMO
Código: 1168
Tema: Contabilidade financeira e gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Utilização da Análise Fatorial Para Identificação dos Principais Indicadores de Avaliação de Desempenho Econômico-financeiro em Cooperativas de Crédito Rural de Minas Gerais.
 

O desempenho empresarial se caracteriza por diversas dimensões e, dentre elas, se encontra a dimensão econômico-financeira, imprescindível para tomada de decisões. O agronegócio brasileiro é um grande propulsor da economia brasileira. Dessa forma, o papel das cooperativas de crédito rural no agronegócio nacional é de grande importância. Diante do exposto a sustentabilidade financeira por meio da adequada gestão das cooperativas de crédito rural é condição importante para sua longevidade.

Este artigo tem como objetivo principal propor um modelo de análise que contemple os principais índices econômico-financeiros provenientes da Análise das Demonstrações Financeiras por meio da Análise Fatorial Exploratória para um conjunto de 38 cooperativas de crédito rural do Estado de Minas Gerais. O problema desta pesquisa pode ser assim resumido: Quais os principais índices econômico-financeiros devem compor um modelo na análise do desempenho de cooperativas de crédito rural de M.G.?

Dentre as fontes de financiamento das atividades do agronegócio uma das mais importantes é o cooperativismo de crédito rural, que apresenta solução eficiente e eficaz na popularização do crédito, reduzindo as taxas de juros (GONÇALVES e BRAGA, 2008). Análise de balanços por meio da criação de índices facilita o processo de tomada de decisões de investimento e financiamento,fornecendo informações sobre a eficiência das operações da empresa e sua situação econômico-financeira (NAVA, 2009)

Para a avaliação dos objetivos propostos realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e exploratório das demonstrações financeiras de 38 cooperativas de crédito rural de Minas Gerais para os anos de 2010 e 2011. Foram calculados 17 índices de desempenho econômico e financeiro propostos por Assaf Neto (2012) e a principal análise estatística utilizada neste estudo foi a Análise de Fatores Exploratória (AFE).

O primeiro fator, denominado de Capital e Risco é composto pelos índices IF, LEV, RCD, e ICP. O primeiro fator é responsável por 36,58% da variância. O segundo fator, denominado de Rentabilidade e Lucratividade é composto pelos índices de RSPL, RSIT, e ML. O segundo fator é responsável por 28,03% da variância. O terceiro fator, denominado Solvência e Liquidez, é composto pelos índices LI, ESD, e PDE. O terceiro fator é responsável por 24,08% da variância.