RESUMO
Código: 1171
Tema: Gestão de Operações em Serviços

 

Abrir
Arquivo

 
Um Framework Descritivo Para Um Ambiente de Experiência Para Cocriação de Valores em Serviços da Saúde
 

Os serviços da saúde afetam economias no mundo inteiro, além da qualidade de vida das pessoas (BERRY; BENDAPUDI, 2007). Nos últimos anos, pesquisas sobre o impacto dos serviços no bem-estar das pessoas têm sido consideradas como prioridade global. O futuro da pesquisa em serviços se inclina para temas de relevância prática (OSTROM et al, 2010).

No paradigma da experiência da cocriação de valores, o cliente participa da criação e da definição do valor. Esta pesquisa explora os modelos de Ueda et al (2009), Payne et al (2009), Elg et al (2012) e o modelo de Grönroos (2011) e propõe, a partir da triangulação destes quatro referenciais teóricos, um framework para um ambiente de experiências para configuração de valores em serviços da saúde

A premissa básica do novo modelo de criação de valor é a experiência. A experiência é criada em conjunto com a empresa e o cliente. A esse novo conceito se denominou cocriação de valores (PRAHALAD; RAMASWAMY, 2003) A experiência da inovação envolve ligações em cadeia, extensibilidade (capacidade para crescer pela adição de novos componentes), granularidade (subdivisão em partes pequenas) e expansibilidade (tendência para ocupar um espaço cada vez maior) (PRAHALAD; RAMASWAMY, 2003).

Muitos problemas de pesquisa requerem uma combinação de diferentes abordagens para melhor compreensão do fenômeno em análise. A triangulação considera um tema de pesquisa a partir de pelo menos duas perspectivas privilegiadas, mediante o uso de várias abordagens metodológicas ou teóricas. A triangulação de teorias considera diversos pontos de vistas teóricos, dispostos lado a lado, para avaliar a sua utilidade e o seu poder, proporcionando um conhecimento adicional.

Este ensaio teórico propôs um framework para um ambiente de experiências para configuração de valores nos serviços da saúde. Interessa, pois, a futuras pesquisas acadêmicas, explorar empiricamente esta plataforma e entender como se processam as interações em cada ponto do framework.