Os serviços da saúde afetam economias no mundo inteiro, além da qualidade de vida das pessoas (BERRY; BENDAPUDI, 2007). Nos últimos anos, pesquisas sobre o impacto dos serviços no bem-estar das pessoas têm sido consideradas como prioridade global. O futuro da pesquisa em serviços se inclina para temas de relevância prática (OSTROM et al, 2010).
No paradigma da experiência da cocriação de valores, o cliente participa da criação e da definição do valor. Esta pesquisa explora os modelos de Ueda et al (2009), Payne et al (2009), Elg et al (2012) e o modelo de Grönroos (2011) e propõe, a partir da triangulação destes quatro referenciais teóricos, um framework para um ambiente de experiências para configuração de valores em serviços da saúde
A premissa básica do novo modelo de criação de valor é a experiência. A experiência é criada em conjunto com a empresa e o cliente. A esse novo conceito se denominou cocriação de valores (PRAHALAD; RAMASWAMY, 2003) A experiência da inovação envolve ligações em cadeia, extensibilidade (capacidade para crescer pela adição de novos componentes), granularidade (subdivisão em partes pequenas) e expansibilidade (tendência para ocupar um espaço cada vez maior) (PRAHALAD; RAMASWAMY, 2003).
Muitos problemas de pesquisa requerem uma combinação de diferentes abordagens para melhor compreensão do fenômeno em análise. A triangulação considera um tema de pesquisa a partir de pelo menos duas perspectivas privilegiadas, mediante o uso de várias abordagens metodológicas ou teóricas. A triangulação de teorias considera diversos pontos de vistas teóricos, dispostos lado a lado, para avaliar a sua utilidade e o seu poder, proporcionando um conhecimento adicional.
Este ensaio teórico propôs um framework para um ambiente de experiências para configuração de valores nos serviços da saúde. Interessa, pois, a futuras pesquisas acadêmicas, explorar empiricamente esta plataforma e entender como se processam as interações em cada ponto do framework.
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