RESUMO
Código: 1172
Tema: Políticas, Modelos e Práticas

 

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Gestão de Competência em Organizações de Estrutura Mecânica: Um Estudo Multicaso de Multinacionais de Extração Mineral Atuantes no Quadrilátero Ferrífero – Mg
 

A gestão de competências é uma alternativa para as organizações que buscam no capital intelectual uma fonte de vantagem competitiva, dado que, possibilita a integração dos processos produtivos e o desenvolvimento do corpo de funcionários. No entanto, a gestão de competências em empresas de cunho mecânico, marcadas pela burocracia e especialização do trabalho, pode ser um desafio aos gestores de pessoas, especialmente no que tange o incentivo a criatividade e iniciativa dos trabalhadores.

Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar a gestão de competências em empresas do segmento mineral, considerando o contexto da estrutura organizacional mecânica. Mediante a definição do objetivo do trabalho, é possível definir o problema que norteia este estudo: Como se processa a gestão de competência em empresas de extração mineral atuantes no Quadrilátero Ferrífero-MG, considerando a questão da estrutura organizacional mecânica.

Para Prahalad e Hamel (1990) as competências no nível organizacional podem ser entendidas como o aprendizado coletivo expresso na habilidade de coordenar o sistema de produção, onde a competência principal se reflete na comunicação. Segundo Chiavenato (2010), no âmbito individual as competências podem ser definidas por meio de vários atributos, como capacidade técnica, criatividade, inovação e conhecimento que devem ser alocados de maneira oportuna, com o intuito de beneficiar a organização.

O trabalho foi realizado por meio do estudo multicaso de duas empresas mineradoras atuantes na região do Quadrilátero Ferrífero - MG. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com as gestoras de recursos humanos nas empresas em estudo. As entrevistas foram gravadas e transcritas posteriormente. Para a análise e interpretação dos dados seguiu-se a metodologia de análise de conteúdo proposta por Minayo (1998).

A Empresa B se destaca no gerenciamento de competências, dado que, esta modalidade de gestão já está implantada na organização. No entanto, as duas empresas estão bem estruturadas no desenvolvimento de pessoas, dado o esforço relacionado às práticas de educação e qualificação. As características da estrutura mecânica que mais dificultam o gerenciamento de competências são o grande volume de normas e procedimentos adotados nas duas empresas e a especialização do trabalho.