RESUMO
Código: 1174
Tema: Políticas, Modelos e Práticas

 

Abrir
Arquivo

 
Impactos da Qualificação no Equilíbrio da Oferta e Demanda de Mão de Obra de Profissionais Na Área de Tecnologia da Informação (ti) no Brasil.
 

O equilíbrio da oferta e demanda de mão de obra é tema recorrente nos estudos realizados pelos teóricos do pensamento econômico, porém com discordâncias quanto às causas e às consequências ainda que todas estas correntes destaquem a importância do tema para o crescimento econômico de uma nação. O trabalho aqui proposto irá avaliar, dentro dos pressupostos da pesquisa, se a composição da oferta de mão de obra qualificada é suficiente atender à necessidade de ocupação do mercado.

O problema de pesquisa é determinar se há oferta suficiente de mão de obra qualificada na área de TI. O objetivo proposto a este trabalho é avaliar de com modelos quantitativos o impacto da qualificação no equilíbrio da oferta e demanda de mão de obra na área de Tecnologia da Informação no mercado brasileiro, considerando a teoria do crescimento econômico, as teoria que estudam o emprego e o desemprego, os estudos de qualificação e competência e nas teorias que evidenciam projeções demográficas

O equilíbrio da oferta e demanda de mão de obra é um tema abordado pelos teóricos do pensamento econômico desde Adam Smith (SMITH, 1996), Thomas Malthus (MALTHUS, 1983) e David Ricado, passando por John Maynard Keynes (KEYNES, 1996) e Joseph Alois Schumpeter(SCHUMPETER, 1997). Lewis (1954) e (BLANK e STIGLER, 1957), (ARROW e CAPRON, 1959) e (HANSEN, 1961), OECD (2003), Softex (2013), Dias (2013), Manpower Group (2013) e Nascimento (2011) questionaram a falta de trabalhadores qualificados.

A pesquisa irá utilizar-se de bases dados nacionais para buscar subsídios que levem a uma resposta à pergunta central do problema em destaque tais com as bases RAIS/MTE, Censo Escolar/Inep-MEC, Censo/IBGE e de resultados de pesquisas pertinentes (Enade e outras) buscando lastrear a discussão em dados e evidências empíricas. Para o levantamento utilizará de entrevistas semiestruturadas, buscando conhecer a realidade do do tratamento das competências, qualidade do ensino e inovação no processo.

Há um artigo em construção que visa avaliar a problemática da escassez de profissionais qualificados na área de TI sob a perspectiva da formação acadêmica do estoque de mão de obra cujas nomenclaturas estão nas diretrizes curriculares homologadas pelo CNE/MEC. O artigo apresenta três dimensões a serem consideradas e avaliadas: (i) da criação de cursos; (ii) dos alunos ingressantes e (iii) dos alunos concluíntes. A análise é qualitativa, tendo como referência o Censo da Educação Superior do MEC.