RESUMO
Código: 1180
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo Comparativo da Motivação Voluntária Pela Causa Animal
 

O advento do terceiro setor, através da mobilização e organização social, está intimamente associado às diversas transformações ocorridas anteriormente, entre elas: a falência do estado de bem-estar social; a crise no desenvolvimento econômico global e do socialismo, além da emergência da revolução dos meios de comunicação e crescimento educacional nas décadas de 70 e 80, no século XX

O terceiro setor se expandiu, desencadeando várias demandas. Em paralelo, houve redução significativa nos recursos investidos por fontes externas e dificuldades para recrutar e reter voluntários. Muitos estudiosos buscaram estudar o voluntariado, no entanto, pouco tem sido explorado sobre voluntários da causa animal.o artigo tem como objetivo compreender os fatores que motivam voluntários a se engajar e permanecer exercendo atividades relacionadas à causa animal.

O modelo de Clary et al (1998) apresenta uma abordagem funcionalista da motivação no trabalho voluntário (VFI) no intuito de estabelecer os fatores que levam o indivíduo a exercer e permanecer no voluntariado, considerando seis funções (Valores, Intelecto, Social, Carreira, Proteção, Aperfeiçoamento). Em complemento o modelo dos 5As elaborado por Cavalcante (2012) aborda cinco perfis ( Altruísta, Afetivo Amigável, Ajustado, Ajuizado).

No que tange aos aspectos metodológicos a presente pesquisa se caracteriza como aplicada, de cunho quantitativo e finalidade descritiva. O universo constituinte dessa pesquisa são os voluntários que atuam em defesa dos animais. Quanto à amostra, foram aplicados questionários com 34 voluntários da cidade de João Pessoa/PB e 39 da cidade de Fortaleza/CE relacionados à causa animal. Para análise dos dados, utilizou-se métodos estatísticos descritivos e análise de comparação entre médias.

Os principais fatores de motivação no voluntarismo associado aos animais são altruísmo, intelecto e afetivo. As outras funções assumiram papel secundário, principalmente entre os voluntários de João Pessoa, onde o fator de carreira, obteve menor relevância em relação aos outros. Houve uma disparidade menor entre as medidas obtidas na cidade de Fortaleza, ocasionando uma distância menor entre os perfis. Portanto, sob uma perspectiva comparativa, os resultados são similares aos de Neuman (2010).