RESUMO
Código: 1183
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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A Intenção de Compra do Consumidor Online, do Rio de Janeiro, Na Aquisição de Viagens Turísticas.
 

A popularização da Internet revolucionou o mundo das comunicações e do comércio como nunca visto anteriormente. Com isso ocorreu a expansão do e-commerce, que atualmente responde por uma parcela considerável no faturamento das grandes empresas varejistas. No setor de turismo isso não poderia ser diferente, a forma de comercialização no segmento está propiciando um novo papel para o consumidor que agora possui o poder de negociação a partir do momento em que informações estão disponíveis online.

O consumidor online no segmento de turismo, conta com uma enorme facilidade de acesso às informações e a proximidade com o fornecedor, tem alterado o mercado do turismo. Esse consumidor assume um novo papel exigindo mais das empresas e sendo bem informado dos produtos que deseja adquirir.Portanto, a presente pesquisa busca responder à seguinte questão: quais os fatores que influenciam a intenção de compra do consumidor na utilização da Internet ao adquirir uma viagem de turismo?

Diversos pesquisadores tem estudado os fatores que determinam a aceitação de tecnologia por parte dos indivíduos. Com isso, vários modelos têm surgido com o objetivo de analisar como uma tecnológica é aceita ou não dentro das organizações (FREITAS, 2009). Um desses modelos é Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Davis (1989) propôs o modelo TAM com o objetivo de identificar os fatores pelos quais os indivíduos aceitam ou rejeitam uma determinada tecnologia e como se pode melhorar a aceitação.

Com a finalidade de testar as hipóteses formuladas foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa com a aplicação de um questionário estruturado respondido pessoalmente. Foram utilizados questionários estruturados, sendo os mesmos analisados através da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Model – SEM).Para a seleção da amostra foi utilizada a amostragem não-probabilística por conveniência e foi obtida uma amostra de 437 respondentes.

Foram seguidos os sete estágios para a condução da SEM, propostos por Hair et al. (2009). Com o objetivo de confirmar a validade dos construtos, foi realizada uma análise fatorial confirmatória (CFA). Foram testadas as 12 hipóteses formuladas na pesquisa, sendo 5 delas rejeitadas e 7 confirmadas. De modo significativo, o construto confiança não foi confirmado como indispensável para que o consumidor faça uso de produtos de turismo online, contrariando o que diz a literatura.