RESUMO
Código: 1185
Tema: Apreçamento de ativos

 

Abrir
Arquivo

 
Taxa de Câmbio e Preço de Ações: Evidências Para O Brasil
 

Na relação entre preços de ações e taxa de câmbio, a variações destas variáveis são importantes porque pode envolver retornos ou perdas para os investidores. Estas variações podem ser representadas pelo desvio padrão ou variância, porém ultimamente modelos da família ARCH/GARCH têm sido empregados para estimar a volatilidade de variáveis econômicas. Um número pequeno de estudos tem tentado analisar a possibilidade de ocorrer a transmissão de volatilidade entre os mercados de câmbio e ações.

O objetivo deste estudo é estabelecer a relação existente entre o mercado de ações e a taxa de câmbio no Brasil, entre as volatilidades das duas variáveis e por fim entre o desequilíbrio dos mercados acionário cambial no período de 1999 a 2012 e no período de crise.

Duas principais abordagens sobre a relação entre taxa de câmbio e preços de ações se destacam. A primeira é a abordagem tradicional que assume que a taxa de câmbio conduz os preços das ações (DORNBUSH e FISHER, 1980). A segunda abordagem (FRANKEL, 1983), conhecida como modelo de Portfólio, a conta capital é o maior determinante da taxa de câmbio. Nesta abordagem, as mudanças nos preços das ações podem influenciar movimentos na taxa de câmbio via ajustamento de portfolio.

Como método para o cálculo da volatilidade utilizou-se modelos da família ARCH/GARCH. Como método para investigar a relação entre as variáveis utilizou-se Vetor Auto Regressivo (VAR) e Vetor com Correções de Erros (VEC), bem como duas ferramentas de Análise, a saber, Decomposição de Variância e Função de Resposta ao Impulso (FRI).

As evidencias deste estudo sugerem que um aumento nos preços das ações leva a uma apreciação da taxa de câmbio. Observa-se ainda, que a relação é mais forte quando é investigado apenas o período de crise. Quando as relações são investigadas por meio das volatilidades das variáveis, não é encontrada nenhuma relação significativa entre as variáveis no período completo da amostra. Porém, no período de crise é encontrada uma relação bi-direcional.