RESUMO
Código: 1187
Tema: Aprendizagem nas organizações

 

Abrir
Arquivo

 
O Lugar da Desaprendizagem Nas Vivências de Aprendizado de Gestores
 

Os estudos sobre desaprendizagem têm se voltado preponderantemente para o nível organizacional, em detrimento da compreensão do fenômeno em seu nível individual. Observa-se, ainda, que as definições de desaprendizagem individual não são oriundas de elementos empíricos, o que contribui para a fragilidade e confusão conceitual que marcam o desenvolvimento teórico da desaprendizagem nas organizações.

Partindo do questionamento sobre de que forma a desaprendizagem relaciona-se com processo de aprendizado individual, objetivou-se, por meio de uma exploração inicial, identificar e analisar as formas pelas quais a desaprendizagem apresenta-se na vivência de aprendizado profissional de gestores. Como objeto de estudo foram tomadas situações de aprendizado vivenciadas pelos gestores e tidas como significativas para suas vidas profissionais.

A aprendizagem humana baseia-se em uma construção social, em que os processos cognitivos individuais de interpretação e produção de sentidos são mediados pelas interações entre as pessoas no contexto de ação. Nesse processo, o conhecimento do indivíduo mostra-se subjacente às suas crenças e interpretações geradas, bem como aos seus comportamentos. A desaprendizagem, por sua vez, pressupõe que alguma alteração deve ocorrer no conhecimento prévio do indivíduo e levar a mudanças no comportamento.

De natureza qualitativa e ancorado no paradigma interpretativista, o trabalho teve como estratégia de pesquisa a proposta do estudo qualitativo básico. O levantamento dos dados deu-se por meio de entrevistas qualitativas individuais com três gestores. A análise de conteúdo foi a técnica analítica usada para o tratamentos dos dados.

Os novos aprendizados levaram a mudanças na forma como o conhecimento individual é expresso, sendo que a alteração observada não é no conteúdo dos conhecimentos anteriores, e sim no modo em que estes são articulados, juntamente com os novos conhecimentos, para a formulação de novas interpretações. A desaprendizagem mostra-se não como o abandono de valores e pressupostos, mas como a aquisição de novas informações e comportamentos que contribuem para a mudança almejada e a melhoria do desempenho.