RESUMO
Código: 1190
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos

 

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A Influência do Capital Cultural Nas Dimensões do Consumo Utilitária, Hedônica e Simbólica da Nova Classe Média
 

É inegável a representatividade que a Nova Classe Média tem hoje no consumo nacional, afirmando assim seu poder de compra, fazendo com que os consumidores tenham em mãos um grande poder sobre o mercado. As organizações terão de saber lidar com esse novo público e saber quais as aspirações, desejos e motivações da Nova Classe a fim de compreender e atender às exigências desse novo mercado tão peculiar (MEIRELLES, 2011).

Cada individuo é motivado por alguma dimensão ou várias delas a todo momento de suas vidas.Segundo Lamounier (2010) por ser uma classe tão ampla não existe homogeneidade comportamental.Nesse sentido torna-se importante compreender as formas de consumo, portanto o presente trabalho tem como objetivo compreender se o Capital Cultural exerce influencia em cada dimensão e de que forma uma vez que o mesmo é um processo relacionado á educação, podendo ser formal, no ambiente escolar bem como social.

Aborda conceitos sobre a Nova Classe Média,Capital Cultural e Dimensões do Consumo.A classe média brasileira assumiu expressiva importância no cenário econômico.As organizações terão de saber lidar com esse novo público e saber as aspirações,desejos e motivações a fim de compreender e atender às exigências desse mercado tão peculiar.Dessa forma,faz-se importante compreender o que motiva o comportamento do consumidor para que se possam criar estratégias de marketing voltadas esse grupo específico

Para atingir o objetivo proposto a abordagem adotada foi a qualitativa,a pesquisa foi do tipo exploratória. Foram realizadas entrevistas em profundidade, utilizando-se de um roteiro semi-estruturado desenvolvido e embasado de acordo com a fundamentação teórica. A população entrevistada foi composta por 12 homens e por 13 mulheres da Nova Classe Média lavrense.As entrevistas foram transcritas e analisadas utilizando-se a analise de conteúdo de Bardin(1979) como técnica.

Apresenta-se uma visão geral dos entrevistados bem como as peculiaridades encontradas nas subcategorias alocadas dentro de cada categoria de acordo com as respostas dos entrevistados. De maneira geral, foi possível notar em quais categorias a influência no Capital Cultural foi mais representativa.