RESUMO
Código: 1192
Tema: Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo do Smed Por Meio da Metodologia World Class Manufacturing – Wcm.
 

A Troca Rápida de Ferramenta – TRF (SMED) faz uma análise profunda a fim de eliminar as atividades que não agregam valor para aumentar a produtividade e o mix de produtos, pois somente dessa forma haverá o atendimento aos clientes com qualidade e no tempo requerido. Para a efetiva implementação de uma filosofia que prega o zero desperdício de tempo alia-se a filosofia do WCM - World Class Manufacturing (Manufatura de Classe Mundial) para potencialização dos resultados.

Este trabalho pretende demonstrar que através de uma análise bem estruturada e com o apoio de métodos para implantação do SMED, dentro da filosofia WCM, pode-se chegar a redução considerável do tempo de setup. Alguns conceitos sobre WCM e SMED serão brevemente revisados, por se tratar de um tema ainda pouco abordado e estudado no meio acadêmico e profissional do Brasil.

Yamashina (2010) apresenta o WCM com base em pilares, visando à essência da filosofia. Os pilares gerenciais indicam o comprometimento que as pessoas e a organização devem demonstrar durante a aplicação do modelo para auxiliar o atingimento dos objetivos dos pilares operativos. Os pilares operativos representam os aspectos relacionados à produção sobre os quais se estruturam uma Manufatura de Classe Mundial. (CORTEZ, 2010).

Para a avaliação dos objetivos propostos realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e exploratório. O trabalho analisa o processo de implantação da metodologia SMED, com base na filosofia WCM, em uma indústria do segmento automotivo situada no Sul de Minas Gerais. Com uma área total 105.000 m2 e uma área construída de 29.000 m2, contando com aproximadamente 2.000 funcionários.

O primeiro passo para implementação do método foi identificar qual equipamento teria o maior problema de setup, essa perda foi identificada pelo pilar do CD em 2011. Por meio do indicador OEE verificou-se que apenas 58,79% de capacidade desta prensa esta sendo utilizada, enquanto que, de 41,21% da perda, o setup é responsável por aproximadamente 18%. O trabalho de implementação gerou duas POP’s - Procedimento Operacional Padrão, após o primeiro teste do setup.