RESUMO
Código: 1199
Tema: Aprendizagem nas organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Relações Entre Estilos de Aprendizagem e Cultura Organizacional: Uma Análise Junto A Alunos de Programas de Especialização e Mba de Quatro Instituições de Ensino Na Cidade de João Pessoa
 

Os vínculos entre aprendizagem e performance dos indivíduos há muito vêm sendo discutidos na literatura da área de administração. Neste sentido, muitos estudos direcionaram seus esforços para o entendimento das necessidades de aprendizagem de indivíduos, grupos ou organizações. Não obstante, vem à tona a discussão sobre a influência da cultura neste processo. Desta feita, questiona-se se seria possível visualizar novas relações entre os estilos de aprendizagem e a cultura organizacional.

O presente trabalho apresenta um estudo empírico de natureza quantitativa que busca elicitar as relações entre os aspectos da cultura organizacional e os estilos de aprendizagem segundo o inventário de Kolb.

A revisão bibliográfica apresentada no trabalho estruturou-se em sub- tópicos que versam sobre a relação entre a cultura organizacional e os estilos de aprendizagem, as dimensões da cultura organizacional, o inventário de estilos de aprendizagem de Kolb e a análise multivariada de variância – MANOVA. Para tanto, fez uso de autores consagrados e textos clássicos das respectivas áreas, bem como artigos atuais que discutem a relação entre os dois temas.

Fazendo uso de um questionário contendo questões referentes a cultura organizacional e estilos de aprendizagem; e, cuja aplicação se deu em 4 IES da cidade de João Pessoa, totalizando 131 alunos de 6 diferentes cursos de MBA e especialização; o trabalho se diferencia dos artigos previamente publicados por utilizar uma abordagem multivariada para caracterizar tais relações. Assim, foi escolhida a análise multivariada de variância (MANOVA) para a análise de dependência das variáveis.

Em termos de estilos de aprendizagem, percebe-se predominância do estilo assimilador, 69 alunos, equivalendo a 53% do total caracterizam-se por este estilo. O estilo convergente com 31 casos, equivale a 24% do total. Os estilos divergente e acomodador responderam respectivamente por 15 e 8% do total. A aplicação da técnica de MANOVA permite a visualização de diferentes valores de média entre as dimensões para cada um dos estilos de aprendizagem.