RESUMO
Código: 120
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

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A Influência dos Aspectos Sociais Na Competitividade das Redes Interorganizacionais: A Experiência da Rede dos Exportadores de Frango Halal Brasileiro
 

A competitividade dos arranjos é um assunto bastante discutido nos estudos de redes interorganizacionais. Os temas abordados incluem a vantagem competitiva da inserção em redes, e os fatores que contribuem para uma maior competitividade. Contrastando a visão atomizada de empresa contra empresa, os estudos sobre redes trazem um sentido coletivo, considerando a competitividade entre conjuntos de empresas (Ebers & Jarillo, 1997; Verschoore & Balestrin, 2008).

A questão de pesquisa que orienta a investigação é: de que modo os aspectos sociais influenciam a competitividade da rede? Neste caso em particular a competitividade da rede de exportadores do frango Halal brasileiro. Este trabalho tem como objetivo a identificação da contribuição dos aspectos sociais para a competitividade de redes.

Pode-se dizer que uma rede é um conjunto de nós interconectados, isto é, um conjunto formado por fluxos de dinheiro e informação entre indivíduos ou organizações (Castells, 2000). Além dos aspectos de natureza racional-econômica das redes interoganizacionais, as relações sociais são de igual importância para a sustentação desses arranjos, pois o contexto social em que as empresas estão inseridas influencia sua performance competitiva (Gulati, Nohria & Zaheer, 2000).

Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Trata-se de um estudo de caso único que estuda a influência dos aspectos sociais na competitividade das redes interorganizacionais. Foram utilizadas fontes primárias e secundárias de dados. Os dados primários foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e os dados secundários foram coletados em materiais divulgados pelas instituições que compõe a rede.

Este trabalho contribuiu, através de uma aplicação empírica, para o desenvolvimento da teoria referente a influencia dos aspectos sociais para a competitividade em redes. Analisaram-se as categorias que emergiram da teoria e constatou-se a presença de elementos que as identificam na rede pesquisada. Todas as categorias estavam relacionadas à competitividade da rede dos exportadores de frango Halal, indicando que estes aspectos sociais são fundamentais para a competitividade desta rede.