RESUMO
Código: 1201
Tema: Contabilidade financeira e gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores Explicativos do Nível de Evidenciação do Ativo Imobilizado: Um Estudo Nas Empresas do Setor Industrial Listadas Na Bm&fbovespa
 

As práticas contábeis aplicadas no Brasil vêm sofrendo mudanças nos últimos anos. O CPC 27 - Ativo Imobilizado, estabelece uma série de exigências referentes a divulgação, sendo essas relacionadas ao reconhecimento, movimentação e baixa desses fixos. O imobilizado exerce papel basilar para a continuidade operacional de muitas entidades, dada essa importância, torna-se imprescindível a averiguação da aderência desse pronunciamento, principalmente para subsidiar as decisões de investidores.

O presente trabalho intenta responder a seguinte questão: Quais os fatores explicativos do nível de disclosure do ativo imobilizado das empresas de capital aberto no Brasil? O objetivo é identificar o nível de atendimento à divulgação obrigatória recomendado pelo pronunciamento CPC 27 nas empresas brasileiras do setor industrial, bem como identificar fatores significativos que explicam o nível disclosure no período de 2008 a 2013.

O Pronunciamento CPC 27, define o ativo imobilizado como o tangível mantido para uso na produção e se espera utilizar por mais de um período. Para Murcia, Souza, Dill e Costa Junior (2011) o disclosure está associado ao preceito de transparência, podendo ser voluntário ou obrigatório. O disclosure obrigatório, é considerada um meio de garantir uma maior confiabilidade e padronização das informações divulgadas, assegurando o provimento de informações aos usuários, por meio de obrigação legal.

As empresas listadas pertencentes ao setor industrial foram analisas no período de 2008 a 2013. A coleta dos dados se deu pela análise das notas explicativas e sua pontuação para cálculo do índice de evidenciação com base em métricas elaboradas a partir das exigências de divulgação contidas no pronunciamento CPC 27. Foi utilizado a base de dados Bloomberg ™, para coleta das proxies do estudo. Através do método Dados em Painel foram testadas sete hipóteses.

Percebe-se que as variáveis Tamanho, Endividamento, Rentabilidade, Aplicação do CPC e Big Four se mostram significativas para influenciar o nível de evidenciação do ativo imobilizado, contudo foi constatado, no modelo exposto, problema de multicolinearidade entre variáveis independentes Endividamento e Rentabilidade. Optou-se pela exclusão da variável rentabilidade. E as variáveis representativas de tangibilidade do ativo e governança corporativa não se mostram significativas.