RESUMO
Código: 1216
Tema: Estruturação e reestruturação financeira

 

Abrir
Arquivo

 
Evidências de Retornos Anormais Nos Processos de Ipo Na Bovespa no Período de 2007 A 2013: Um Estudo de Evento
 

Neste trabalho foi aplicada a métrica de estudo de evento, com o intuito de avaliar a existência de retornos anormais em portfólios de investimentos compostos exclusivamente por ações provenientes dos processos de IPO realizados no pregão da BM&FBovespa entre janeiro de 2007 e dezembro de 2013, como benchmark em relação ao desempenho do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) do mesmo período.

Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a discussão sobre a utilização das informações constantes em prospectos de ofertas públicas, vis-à-vis à existência de evidências empíricas que corroboram e que negam a utilização das informações para precificação. Para tanto, a investigação tenta responder à seguinte questão de pesquisa: Há anomalias na precificação das ações nos processos de IPOs?

Teorias baseadas em assimetria de informação Anomalias do mercado de capitais e o problema do underpricing Efficient Markets Hytotesis

A procedimento sequencial de testes, segundo Campbell, Lo e Mackinlay (1997, p.152), abrange testes estatísticos sobre os retornos anormais apurados. Sendo as hipóteses definidas como: Hipótese nula (H0) — Média dos retornos anormais ???? e retornos anormais médios acumulados ?????? igual a zero; e Hipótese alternativa (H1) —Média dos retornos anormais ???? e retornos anormais médios acumulados ?????? diferente de zero.

Os dados dos IPOs ofertados na bolsa no período entre 2007 e 2013. Os valores para os retornos anormais e os retornos anormais acumulados para 20 dias (1 mês), 6 meses e 1 ano, desconsideram o 1° dia. Para o 1° dia, o retorno anormal foi de 2,82% com significância estatística menor que 1%. Considerando um nível de significância de 5%, a hipótese H0 é rejeitada e confirma-se o retorno anormal no primeiro dia. Este resultado apoia a existência do fenômeno de underpricing reportado na literatura.