RESUMO
Código: 1223
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

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Microfranqueados: Análise dos Antecedentes do Empreendedor, Suporte e Marca da Rede
 

O segmento de franchising tem se ajustado para atender a esta parcela da população, não somente com produtos e serviços moldados ao seu padrão de consumo, mas também dinamizando modelos de franquias que requererem menor investimento. O modelo a este fim trata-se das microfranquias, que são franquias requerentes de investimento inicial para instalação de até R$ 80 mil. Estas franquias têm ganhado destaque no mercado brasileiro. Atualmente são 13.352 unidades, constituídos por 386 redes.

Qual a percepção de valor dos microfranqueados diante o suporte do franqueador e a marca da rede? Com isto, este artigo tem como objetivo analisar os microfranqueados quanto: (i) aos antecedentes pessoais do microfranqueado; (ii) a percepção de valor quanto ao suporte do franqueador e; (iii) a percepção de valor quanto a marca da rede.

Os antecedentes pessoais do empreendedor microfranqueado provavelmente se distinguem daqueles que caracterizam grande parte dos empreendedores franqueados tradicionais. Por se tratar de um modelo de negócios que requer relativamente pouco investimento financeiro por parte do microfranqueado e que tem menor risco financeiro envolvido, portanto, ele pode atrair um perfil de orientação empreendedora (Covin & Slevin, 1989) diferente de um empreendedor tradicional.

Seis microfranqueados se interessaram a participar desta pesquisa. Na análise de dados foi considerada uma análise descritiva intra-caso e inter-casos que foram orientadas pelas categorias de (i) antecedentes pessoais do empreendedor, (ii) suporte do franqueador (treinamentos, consultoria de campo e manual de operação) e; (iii) marca da rede (credibilidade e força da marca).Corrobora-se assim grande parte das técnicas de análise de casos múltiplos proposta por Eisenhardt (1989).

Portanto, os dados que apontam para um despreparo dos microempreendedores de âmbito técnico e, por vezes, emocional (havendo quebras de expectativa com o decorrer do tempo) em relação ao universo das organizações. Reiteram-se aqui as recorrentes discussões sobre o despreparo do empreendedor antes dele abrir seu negócio, em especial, no Brasil. Diante desse contexto, aponta-se para a persistência do cenário no qual existe a necessidade de maior capacitação do micro e pequeno empreendedor.