RESUMO
Código: 1237
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Estrutura Organizacional de Um Empreendimento Econômico Solidário: Um Estudo em Uma Cooperativa de Reciclagem
 

A estrutura organizacional é caracterizada por atividades padronizadas e que são agrupadas a partir de atividades semelhantes para poder coordenar a organização em vista a alcançar os objetivos estabelecidos. Este estudo enfoca a estrutura organizacional de uma cooperativa de reciclagem, que possuem um caráter oposto ao sistema econômico capitalista e se destacam no cenário nacional, deste modo, este artigo foca na realidade da estrutura organizacional de uma cooperativa de reciclagem.

Do ponto de vista dos empreendimentos da economia solidária, o estudo de sua estrutura organizacional constitui um campo teórico com importantes lacunas que precisam ser investigadas. Os preceitos da economia solidária influenciam na estrutura organizacional dos empreendimentos. Diante exposto a pergunta que se coloca é: Qual a estrutura organizacional de um empreendimento econômico solidário? O objetivo do artigo é a analisar a estrutura organizacional de uma cooperativa de reciclagem.

Estrutura organizacional é um sistema formal de atividades e relações de autoridade em vista a controlar como os colaboradores coordenam suas ações e usam os recursos da organização para alcançar os objetivos (PETRINI; POZZEBON, 2010). O empreendimento solidário não segue a separação entre trabalho e detenção dos meios de produção, assim, a divisão de trabalho é feita de modo igualitário e os elementos de produção seguem, reciprocamente, as atividades estabelecidas (SINGER, 2002; 2008).

A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo de caso na COOREPA – Cooperativa Recicla Paranaíba, que possui destaque estadual. As fontes de evidência envolveram documentos (Estatuto Social e as Atas de Assembleia realizadas), registros em arquivos (informações do controle financeiro da cooperativa) e entrevistas (realizada com a Diretoria Administrativa). Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo.

Os cooperados são conscientes de todas as etapas do processo produtivo, entretanto, o fluxo de trabalho sofre impedimentos por causa do descumprimento de regras. O modelo organizacional deveria ser descentralizado, devido à economia solidária, no entanto, existem atividades centralizadas na Diretora Presidente. Não há diferenciação de cargos em razão de falta de especialização dos cooperados e a troca de conhecimentos é feita de maneira simples, geralmente por meio de conversas informais.