RESUMO
Código: 1240
Tema: Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

 

Abrir
Arquivo

 
Disclosure Ambiental das Companhias do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis Listadas Na Bm&fbovespa: Uma Análise A Luz da Teoria da Legitimidade
 

A preocupação com o consumo de recursos naturais e o impacto no meio ambiente fez com que a sociedade passasse a exigir das empresas, além do cumprimento da legislação ambiental, uma atuação quanto a sua responsabilidade ambiental. Apesar do caráter voluntário, as empresas divulgam, por meio de suas Demonstrações Financeiras Padronizadas, informações ambientais como forma de legitimação perante a sociedade. Isto é visto por administradores e gestores como gerador de benefícios para as empresas.

As empresas podem divulgar informações positivas e negligenciar informações negativas. Neste sentido, busca-se responder a questão: Quais informações ambientais são divulgadas nas Demonstrações Financeiras Padronizadas? Sob a ótica da Teoria da Legitimidade como forma de esclarecer o disclosure ambiental, este estudo tem o objetivo de identificar, a luz da Teoria da Legitimidade, quais informações ambientais estão sendo divulgadas pelas empresas em suas Demonstrações Financeiras Padronizadas.

Abordou-se o disclosure ambiental que diz respeito à evidenciação de informações socioambientais e está inserido na Contabilidade Ambiental. Já a Teoria da Legitimidade, num enfoque sociológico, busca explicar os aspectos relacionados ao comportamento social corporativo e aos motivos que levam as empresas à prática do disclosure ambiental. Por fim, abordou-se aspectos relacionados ao setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis por ser um setor de grande impacto ambiental e amostra deste estudo.

Trata-se de um estudo descritivo, pois descreve quais informações ambientais estão sendo divulgadas pelas empresas. O estudo possui abordagem qualitativa, pois se busca conhecer com maior profundidade as características do disclosure ambiental. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo nas Demonstrações Financeiras Padronizadas referente aos anos de 2011, 2012 e 2013. A amostra foi constituída por empresas de capital aberto listadas na BM&FBOVESPA do setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

As informações mais divulgadas são as relacionadas as Políticas Ambientais e Informações Financeiras Ambientais. De forma geral, as empresas não mantêm um padrão de divulgação ao longo do tempo para todas as informações ambientais divulgadas. Algumas informações ambientais são divulgadas num ano e no ano seguinte são apresentadas de forma resumida, menos detalhada, ou ainda, não há qualquer menção a respeito. As informações mais detalhadas ocorrem quando a informação divulgada é positiva.