RESUMO
Código: 1254
Tema: Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos

 

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Alinhamento Estratégico das Cadeias Produtivas da Indústria Paulista
 

O acirramento da competição nos dias atuais é público e notório, e este acirramento chegou-se a tal ponto que não é exagero afirmar que a competição não se dá mais entre as empresas, mas sim entre as cadeias de suprimentos. Por outro lado, é de interesse de toda a nação que as indústrias que estão instaladas no pais seja competitiva e preparada para competir nos dias atuais, cujo mercado se caracteriza por competição acirrada e aberto a competidores do mundo inteiro.

Intrigados pela questão de como contribuir para o incremento da capacidade de competição da indústria paulista, este artigo acredita que é possível expandir o conceito de alinhamento estratégico de uma cadeia de suprimentos para toda uma cadeia produtiva, e se propõe analisar o quão alinhado estão as cadeias produtivas do estado de São Paulo a fim de se obter um diagnóstico e sugerir ações que aumentem a capacidade de competição destas cadeias produtivas.

Fisher (1997) afirma que é necessário alinhar a estratégia da cadeia de suprimento de acordo com a característica do produto entregue ao mercado. Fisher classificou os produtos em duas categorias distintas: produtos inovadores e funcionais; e também classificou as cadeias de suprimentos em duas categorias: fisicamente eficientes e responsivas ao mercado. Segundo Fisher o encontro ocorre para produtos inovadores e cadeias responsivas e para produtos funcionais e cadeias eficientes.,

Pesquisa aplicada, com fins exploratórios e que se propõe a realizar um diagnostico a partir do posicionamento das cadeias produtivas no espectro de responsividade. Para fazer este posicionamento, utilizou-se dados secundários proveniente da Pesquisa da Atividade Econômica (PAEP) realizada pela fundação SEADE, da qual foi possível se calcular um índice de responsividade (entre 0 e 1) e um índice de incerteza implícita de demanda, usados se determinar a posição no espectro de responsividade.

O resultado mostra nove cadeias produtivas fora da zona de alinhamento estratégico e dez cadeias produtivas que estão posicionadas dentro da zona de alinhamento estratégico. um gráfico que mostra cada uma destas cadeias produtivas posicionadas no espectro de responsividade é feito e sugestões de ações no âmbito da estratégia de operações para promover o alinhamento estratégico das cadeias que se mostraram fora do alinhamento é feito.