RESUMO
Código: 1263
Tema: Técnicas de investimento

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência da Convergência Contábil Na Rentabilidade dos Fundos de Investimento Brasileiros
 

Os fundos de investimento têm se tornado uma opção acessível e com expressiva participação no mercado de capitais. A literatura aponta alguns fatores que afetam sua rentabilidade, geralmente relacionados à estrutura do fundo e ao portfólio escolhido pelos gestores. As recentes alterações nos padrões contábeis brasileiros podem ter também afetado a rentabilidade dos fundos, a partir da postulada melhoria na qualidade da informação e consequente redução na assimetria informacional.

Questão de Pesquisa: Qual a influência da adoção das IFRS na rentabilidade dos fundos brasileiros de investimento em ações? Objetivo geral: analisar a influência da adoção das IFRS na rentabilidade dos fundos brasileiros de investimentos em ações.

O processo de convergência internacional tem um papel significativo na melhora níveis de evidenciação e qualidade da informação. Se a convergência implica em melhores informações, “as assimetrias informacionais entre investidores e empresas podem ser minimizadas e a contabilidade estaria contribuindo para a alocação eficiente de recursos na economia” (LIMA, 2010). Pressupõe-se, assim, que a rentabilidade dos fundos de investimentos pode ter sido afetada pelo processo de convergência.

Foram compostos dois grupos de empresas: Grupo 1, composto por empresas que aderiram voluntariamente às IRFS a partir de 2008, com 9 empresas; e Grupo 2, com empresas que não fizeram a adoção voluntária, com 18 empresas. Quantidade de Fundos de Investimento em ações, categoria Sustentabilidade/Governança: 11, com dados completos para o período de 02/01/2007 a 12/09/2013. Estatística: análise de correlação se Spearman.

Houve maior associação entre a rentabilidade dos fundos e das ações das empresas antes da adoção obrigatória, ou seja, quando as empresas do Grupo 2 não adotavam as IFRS. Após a adoção obrigatória, houve uma redução da correlação entre a rentabilidade das ações empresas e dos fundos de investimento. No período de adoção voluntária, a rentabilidade das empresas que assim o fizeram tiveram menor associação com os fundos do que a daquelas que não optaram voluntariamente pelas IFRS.