RESUMO
Código: 1264
Tema: Comportamento do Consumidor - Experimentos Quantitativos

 

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Avaliação do Foco Regulatório Sobre A Intensidade da Satisfação do Consumidor: Um Estudo Experimental Com Expectativas e Experiências de Consumo
 

A 1ª investigação sobre como o foco na promoção e na prevenção afeta a (in)satisfação do consumidor foi feita por Trudel, Murray e Cotte (2012), mas, os resultados encontrados pelos autores são contrários às evidências que a literatura (BRENDL; HIGGINS, 1996; PHAM; HIGGINS, 2005) revela. Essas evidências apontam que os resultados positivos provocam uma satisfação maior nos consumidores com o foco na promoção vs. prevenção, os quais sentem uma insatisfação maior, diante dos resultados negativos.

Visando resolver o impasse que há entre as evidências literárias e os resultados de Trudel, Murray e Cotte (2012), a presente pesquisa tem o objetivo de analisar como o foco regulatório afeta a intensidade da satisfação e da insatisfação do consumidor com as experiências positivas e negativas de consumo no estágio de pós-escolha da tomada de decisão.

O princípio do foco regulatório foi caracterizado como motivacional e que explica a relação entre motivação, autorregulação e busca de objetivos. Foram apresentadas duas orientações do comportamento autorregulatório que são distintas, independentes e representam estados motivacionais, são elas: o foco na promoção e o foco na prevenção. Em função do foco regulatório, há diferenças em relação à atuação, emoções, tomada de decisão, entre outros aspectos (HIGGINS, 1996; 1997; HIGGINS et al., 1994).

A pesquisa caracteriza-se como descritiva-explicativa e quanto aos seus procedimentos é experimental (between subjects design). Foram realizados 2 experimentos em condições de 2 (foco regulatório: promoção versus prevenção) por 2 (expectativas pré-consumo: normal versus elevada). Os participantes dos experimentos foram estudantes universitários. Destaca-se que foram testadas 5 hipóteses com base nos achados de Trudel, Murray e Cotte (2012) e Pham e Higgins (2005).

O Experimento 1 revelou que não existe interação entre o foco regulatório dos participantes e as expectativas pré-consumo sobre a satisfação com a experiência positiva e negativa de consumo. Foi constatado apenas um efeito sutil da manipulação do foco regulatório. No Experimento 2 não foi constatado diferenças significativas em relação às expectativas pré-consumo, (in)satisfação com as experiências de consumo. Destaca-se que nesse experimento não houve efeito da manipulação do foco regulatório.